PROTEÇÃO DAS LAVOURAS

Sistema que evita prejuízos com granizo é destaque na maior feira da agricultura familiar

Publicado em: 26 de março de 2025 às 19:00
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Operação é monitorada 24 horas por dia, durante todo o ano, garantindo ativação imediata em caso de risco

    A Expoagro Afubra 2025, realizada até a sexta-feira (28), em Rincão Del Rey, Rio Pardo, tem apresentado inovações tecnológicas para o setor agropecuário. Um dos grandes destaques deste ano é o sistema antigranizo, uma solução que promete proteger lavouras contra os danos causados pelo fenômeno climático.

    O equipamento, desenvolvido por uma empresa espanhola com 50 anos de experiência na Europa, chegou ao Brasil há dois anos e já conta com mais de 30 unidades instaladas no país. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o representante da empresa no Brasil, Emerson Carneiro, ressaltou que a tecnologia permite que os produtores deixem de ser reféns do granizo, garantindo maior previsibilidade para o plantio e colheita. O funcionamento do sistema se baseia na emissão de ondas sônicas, que atuam diretamente nas nuvens, impedindo a formação de pedras de granizo.

    “As ondas supersônicas são feitas a cada sete segundos, gerando uma camada densa, onde o granizo vai encontrar essa onda e ela vai funcionar como a limpeza do dente com o ultrassom. Vai tirando pedacinhos desse granizo, que vai cair menor, derreter e virar chuva”, explicou. 

    O sistema tem capacidade de proteção de até 80 hectares. “Em Caxias, pequenos produtores fizeram como umcondomínio, como uma associação. Então, cinco produtores compram um sistema e protege a propriedade de todos eles. Algo que poderia ser utilizado aqui, baratearia o custo paracada um e garantiria prosperidade para todos esses que estão na proteção”, apontou Carneiro. 

    Outro diferencial do sistema é sua automação. A operação é monitorada 24 horas por dia, durante todo o ano, garantindo ativação imediata em caso de risco. Em situações extraordinárias, como falhas de energia, o equipamento ainda pode ser ativado manualmente para assegurar a proteção das lavouras.

    Para mais informações, entre em contato com Emerson Carneiro pelo número (41) 99212-6859, ou pelo email [email protected]