Evento tem abordagem sobre a resiliência climática, efeitos da estiagem, irrigação, manejo e conservação do solo e água e estações meteorológicas
O Corede/VRP e a Afubra convidam a todos os visitantes da Expoagro 2025 para prestigiarem o Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais, a realizar-se na tarde desta quarta-feira (26), com início às 13h, no auditório central do parque, em Rincão Del Rey, Rio Pardo.
O Fórum, que já está na sua 15ª edição, e esse ano vai contar com a participação especial da Emater/RS, vai abordar as estratégias para minimizar os efeitos da estiagem. Conforme o presidente Heitor Álvaro Petry, o Fórum tem como objetivo ser um ambiente para trazer e debater temas que possam agregar e apresentar culturas e atividades complementares ao tabaco, bem como, novas tecnologias as propriedades, voltado aosagricultores e demais envolvidos na cadeia produtiva rural.
O Fórum existe desde 2009, mas sob a coordenação do Corede desde 2016 e a cada ano se estabelecem temas específicos, com exposições de caráter técnico informático, mas também exemplos práticos, a partir da vivência dos próprios agricultores, através de cases.
Esse ano, explica o presidente Petry, em função das intempéries climáticas que o Estado do Rio Grande do Sul vem passando, ora com escassez, ora com excesso de chuva, ocasionando perdas patrimoniais e econômicas para muitas pessoas, bem como deterioração do solo, se definiu pela temática da resiliência climática, a partir de orientações para o cuidado e a recuperação do solo, irrigação e as estações meteorológicas que serão adquiridas com recursos da Consulta Popular, que servirão de base para transmitir informações importantes a todos os interessados.
Leia também
Programação
A abertura vai acontecer às 13 horas, seguindo da primeira palestra às 13h30min, sobre Estratégias para minimizar os efeitos da estiagem, com o engenheiro agrônomo Josemar Parise, que é Extensionista Rural e Assistente Técnico Regional da Emater/RS de Soledade; às 13h30min vai falar sobre oPrograma Estadual de Irrigação com subvenção aos agricultoreso também engenheiro agrônomo Paulo Lipp João, que é Chefe da Divisão Agropecuária da Seapi e Coordenador do Programa Estadual de Irrigação.
Às 13h40min será a apresentação de case sobre manejo e conservação do solo, a ser feita pelo produtor Charles Waechter, de Sinimbu. Ele tem sua propriedade familiar em Rio Pequeno, juntamente com a esposa, o filho, a nora e o neto, trabalhando com milho e tabaco (culturas comerciais) e de subsistência.
Na sequência, às 14h, serão apresentados os projetos eleitos na Consulta Popular 2025 nas áreas de conservação do Solo e Água e Estações Meteorológicas, pelos professores da Unisc. A professora Priscila Pacheco Marianié Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS, tem Mestrado em Ciência do Solo pela UFRGS e atualmente é a Coordenadora do Curso de Agronomia da Unisc. O professor Rafael Sobroza Becker é Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola pela UFSM e também professor Adjunto dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola da Unisc. Na sequencia espaço para perguntas e debate.
Notícias relacionadas

Organização da Expoagro aponta poeira em estrada secundária e estacionamento como pontos a serem melhorados
Prioridades foram destacadas pelo coordenador do evento, Marco Antônio Dornelles, em entrevista à Arauto News

Produtores gaúchos podem receber auxílio de 20% para projetos de irrigação; entenda
Benefício é limitado a R$ 100 mil por contemplado; entenda

Rio Pardo será contemplada em projeto de cerca de R$ 8 milhões para recuperação da vegetação
Iniciativa busca restaurar áreas degradadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Conab publica edital de concurso público nacional com 403 vagas
As provas terão aplicação em todas as capitais brasileiras