Equipes de estudantes de escolas de toda a região participam diariamente de disputas
O Campeonato de Robótica Verde é Vida/Etapa Regional acontece durante a Expoagro Afubra 2025, com a participação de escolas parceiras do Verde é Vida das regiões de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Sobradinho, Arroio do Tigre, Cachoeira do Sul, Candelária e Agudo. Organizada pela equipe técnica pedagógica do Verde é Vida, a competição tem o tema Desenvolvimento Sustentável e acontece no Espaço de Inovação do Agro, junto ao pórtico de entrada. O estande conta com tapetes de robótica tecnológicos elaborados com base em uma propriedade rural da agricultura familiar, onde acontecem as batalhas diárias entre os participantes nas categorias iniciante e avançado.
Conforme o coordenador pedagógico do Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, a cada dia são definidas três novas campeãs. Nas disputas, os estudantes têm que realizar cinco missões em até três baterias, sendo realizada uma missão por vez. “Cada equipe tem até 300 segundos para organizar e executar cada bateria”, explica. Durante a programação, também acontecerá uma batalha de robôs, na próxima quinta-feira, onde o objetivo é tirar o robô adversário para fora da arena robótica. O campeonato visa incentivar o caráter pedagógico e didático das questões relacionadas à automatização de máquinas, além do desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, programação, mecânica e eletrônica.
O estudante Bernardo Pleentz, de 13 anos, participou do Campeonato de Robótica Verde é Vida com sua equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vidal de Negreiros, de Santa Cruz do Sul. “Este é o segundo ano que eu participo da competição aqui na Expoagro Afubra”, conta. Aluno do 8º ano, Bernardo integra o contraturno de robótica há dois anos, com encontros três vezes por semana. “Eu gosto muito desta experiência porque quero seguir na carreira de programador. No futuro, meu sonho é cursar Engenharia de Software, por isso é importante já dar os primeiros passados”, revela o jovem, que conta com o apoio dos pais Jacson e Lauren e a admiração dos manos gêmeos Benício e Benjamin, de 7 anos.
A construção de habilidades essenciais
O Colégio Marista São Luís, de Santa Cruz do Sul, aposta na robótica como atividade pedagógica no contraturno escolar. Segundo o professor de robótica Fabrício José Noronha, a disciplina extra classe está disponível desde o primeiro ano do ensino fundamental e ajuda os estudantes de diferentes formas, inclusive no aprendizado de disciplinas do currículo. Além disso, reforça que o programa auxilia no desenvolvimento de noções como trabalho em equipe, raciocínio lógico e criatividade, pois as crianças e jovens são instigados a construir robôs e criar peças. “Ao trazer este campeonato para a feira, a Afubra possibilita que os alunos coloquem em prática o que aprendem em aula, como matemática, mecânica e engenharia”, enfatiza.
A jovem Laura Camara Marari, de 12 anos, estuda no 7º ano do Marista São Luís e adora a extra classe de robótica. “Participo das aulas desde o primeiro ano do ensino fundamental e foi amor à primeira vista. Hoje é uma atividade que não abro mão”, conta a estudante. As aulas acontecem uma vez por semana, mas os treinamentos foram intensificados com a proximidade do Campeonato de Robótica Verde é Vida/Etapa Regional. A equipe Formigas Atômicas, composta por seis estudantes, está habituada a participar de provas de robóticas. “Este ano a competição da Afubra é nosso primeiro desafio”, conta Laura.
Missões 2025
Os robôs das equipes precisam cumprir as seguintes missões durante a competição:
- Missão 01: Tarro de Leite – recolher o tarro de leite do galpão de animais e entregar para o caminhão;
- Missão 02: Lixeira da Propriedade – recolher o resíduo sólido do galpão e colocar na lixeira comunitária;
- Missão 03: Fardo de Tabaco: coletar o fardo de tabaco no galpão e entregar no caminhão;
- Missão 04: Placas Solares – ampliar a instalação de energia solar na propriedade;
- Missão 05: Sementes Nativas – coletar sementes na reserva legal e levar para a casa da propriedade.
Sobre a Robótica Verde é Vida
O Campeonato de Robótica Verde é Vida/Etapa Regional surgiu a partir de um campeonato experimental realizado na Expoagro Afubra de 2024 com escolas convidadas, que desencadeou uma série de atividades ao longo do último ano. O objetivo é fomentar a tecnologia robótica em benefício da agricultura familiar, levando os alunos a terem visão de inovação, tecnologia e conhecimento das atividades realizadas em uma propriedade rural. O tapete educacional da Robótica Verde é Vida Afubra e a construção do AB1 (versão robô da mascote Afubrinha) foram realizados pela equipe de Marketing da Afubra com a colaboração da coordenação da Robótica do Colégio Marista São Luís e da Fuzzy Escola de Ciência e Tecnologia, ambas de Santa Cruz do Sul. A Robótica Verde é Vida Afubra conta com o patrocínio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).
Notícias relacionadas

Instituto Crescer Legal participa do IV Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural
Evento teve como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelas entidades e empresas apoiadoras do Espaço de Inovação do Agro, na Expoagro Afubra

Eficiência e sustentabilidade na produção leiteira são destaques do Espaço Casa da Emater
São abordados temas como manejo de pastagens e bem-estar animal

Audiência pública na Expoagro discute mudanças urgentes no Proagro e securitização das dívidas rurais
Encontro reuniu representantes do setor agropecuário e lideranças políticas

Produtor destaca o papel fundamental do tabaco para sustentação econômica
Orlandino da Costa trabalha no campo há 52 anos