Estruturas em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires realizam atendimentos de baixa complexidade
A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo está criando mais uma alternativa em apoio aos hospitais de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires. A partir das 17h desta quinta-feira (25), passam a funcionar ambulatórios para atendimentos de baixa complexidade nestes três municípios.
Os locais receberão clientes da Unimed atendidos nas emergências dos hospitais destes três municípios, e classificados como azul ou verde na triagem. O Ambulatório Unimed é exclusivo para consultas médicas.
As estruturas funcionam nos seguintes horários:
- Segunda a sexta-feira: 17h às 23h
- Sábado e domingo: 8h às 22h
Como Vai Funcionar
Santa Cruz do Sul
- Clientes devem se dirigir às emergências dos hospitais Ana Nery e Santa Cruz. Após a triagem, as consultas médicas classificadas como não urgentes ou pouco urgentes (classificação azul ou verde) serão direcionados para a estrutura da Unimed VTRP para receber atendimento.
- O Ambulatório Unimed de Santa Cruz do Sul funciona no Núcleo de Atendimento, Rua Sete de Setembro, 561 (antigo Keller Niedersberg).
- Horário de atendimento: segunda à sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo, das 8h às 22h.
Lajeado
- Clientes devem se dirigir à emergência do Hospital Bruno Born. Após a triagem, as consultas médicas oclassificadaa como não urgentes ou pouco urgentes (classificação azul ou verde) serão direcionados para a estrutura da Unimed VTRP para receber atendimento;
- O Ambulatório Unimed de Lajeado funciona na Av. Alberto Müller, 1151, Prédio 22 da Univates;
- Horário de atendimento: segunda à sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo, das 8h às 22h.
Venâncio Aires
- Neste momento, a emergência do Hospital está fechada devido ao alto volume de atendimentos. Os clientes que necessitarem de consultas médicas presenciais não urgentes ou pouco urgentes devem se dirigir diretamente à estrutura da Unimed VTRP;
- O Ambulatório Unimed de Venâncio Aires funciona na Rua Reinaldo Schmaedecke, 1175;
- Horário de atendimento: segunda à sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo, das 8h às 22h.
Casos suspeitos de Covid devem realizar consulta no PA virtual
Clientes que estiverem com sintomas de Covid-19 devem fazer uma consulta em vídeo com o PA Virtual 24h Coronavírus Unimed (https://www.unimedvtrp.com.br/pavirtual);
Após avaliação médica pelo PA Virtual, os profissionais fornecerão orientações sobre como proceder
Nos casos mais leves, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa. Nos demais casos , os médicos indicarão se o cliente deve ir até o Ambulatório Unimed ou procurar atendimento hospitalar.
Estas orientações são para clientes de toda a área de atuação da Unimed VTRP.
Importante: Para evitar aglomerações, os clientes com sintomas de Covid-19 devem primeiro fazer o contato com o PA Virtual 24h Coronavírus Unimed, para receber a orientação de como proceder.
Como funciona o protocolo das cores dos hospitais?
O método classificação por cores, o Protocolo de Manchester, classifica os pacientes com base em sinais e sintomas:
Vermelho (Emergência): É destinada aos pacientes que se encontram em estado gravíssimo e com risco de morte, os quais necessitam de atendimento imediato, como quadros de queimadura em mais de 25% do corpo, problemas respiratórios, dor no peito relacionada à falta de ar, crises de convulsão, trauma cranioencefálico, tentativa de suicídio, parada cardiorrespiratória, hemorragias incontroláveis, entre outros.
Laranja (Muito Urgente): Essa cor é para casos considerados muito urgentes e com risco significativo de morte. O tempo de espera aproximado é de até 10 minutos. Abrange casos, como arritmia cardíaca sem apresentação de sinais de instabilidade, cefaleia intensa com rápida progressão, dores severas, etc.
Amarelo (Urgente): Abrange os casos urgentes de gravidade moderada com necessidade de atendimento médico, mas sem riscos imediatos. O tempo médio de espera é de até 60 minutos e classifica casos, como desmaios, dor moderada, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais, entre outros quadros clínicos.
Verde (Pouco Urgente): A cor verde é para casos considerados menos graves. O tempo de espera pode ser de até 2 horas e abrange pacientes com dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem a presença de alterações vitais, resfriados e viroses, náuseas e tonturas, hemorragia controlada, asma não diagnosticada como quadro de crise, etc.
Azul (Não Urgente): Por fim, a cor azul representa a classificação mais simples para casos que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas, entre outros casos leves.
No Ambulatório Unimed, os atendimentos serão realizados para pacientes com classificações que se enquadram nas cores verde e azul.
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