EDUCAÇÃO

Crescimento no número de faculdades em Santa Cruz desperta preocupação com qualidade do ensino

Publicado em: 26 de janeiro de 2025 às 08:29
  • Por
    Guilherme Bica
  • Santa Cruz tem 36 instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC) | Arquivo/Agência Brasil
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    Reitor da Unisc destacou a importância de se avaliar criteriosamente a qualidade do ensino oferecido, especialmente com a popularização dos cursos EAD

    O número de instituições de ensino superior em Santa Cruz do Sul teve um crescimento expressivo nos últimos anos, passando de cinco em 2015 para 36 em 2024, segundo dados apresentados pelo reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn. Durante entrevista à Arauto News 89,9 FM, o reitor destacou a importância de se avaliar criteriosamente a qualidade do ensino oferecido, especialmente com a popularização dos cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

    Henn lembrou que, há menos de uma década, a cidade contava com três faculdades presenciais – Unisc, UERGS e Faculdade Dom Alberto – e duas instituições de ensino a distância. Hoje, com a presença de 36 entidades registradas no Ministério da Educação (MEC), a preocupação recai sobre a estrutura, o acompanhamento pedagógico e as práticas exigidas para garantir a formação de qualidade. “Caminha na cidade, você consegue enxergar as 36? Talvez umas 10, e algumas com boas estruturas“, questionou o reitor.

    A mudança na regulamentação do MEC, em julho de 2024, foi apontada como um avanço no controle de qualidade, especialmente para cursos que exigem práticas presenciais, como pedagogia. A exigência de 50% de presencialidade em cursos EAD é vista como um passo positivo. “Têm boas instituições oferecendo EAD, o aluno se forma bem, mas deve ter um perfil diferenciado. Quando o curso exige prática, ela precisa estar presente“, destacou.

    Apesar das regulamentações, a expansão de instituições que oferecem cursos a preços extremamente baixos e com estruturas insuficientes tem gerado concorrência desleal e impacto na formação dos alunos. Henn citou o exemplo de uma instituição onde um único professor ministra aulas para 2 mil alunos, questionando a eficácia desse modelo. “A preocupação fundamental precisa ser, obrigatoriamente, a qualidade do ensino. Estamos formando profissionais que vão atuar diretamente na economia local e nacional. Isso precisa ser olhado com cuidado”, concluiu o reitor.