Geral

Santa Cruz deve sediar evento sobre acessibilidade

Publicado em: 26 de janeiro de 2017 às 11:45 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:47
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Em princípio o evento será realizado em agosto, quando acontece também a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

    O prefeito Telmo Kirst assinou na tarde desta quarta-feira (26), uma carta de intenções para que este ano Santa Cruz do Sul seja sede regional do Fórum para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O evento anual é promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no Rio Grande do Sul (Faders), órgão gestor estadual da política da acessibilidade e da inclusão. Estão programadas para ocorrer em todo o Estado em 2017 dez edições regionais.

    A proposta foi levada ao Executivo pelo vereador Alex Knak, em reunião que contou com a participação da vice-prefeita Helena Hermany, de secretários municipais e de integrantes da 6º CRE. A partir de agora o município deverá formar uma comissão que, em conjunto com a Faders, ficará responsável pela organização da programação que deverá acontecer na Câmara de Vereadores.

    Em princípio o evento será realizado em agosto, quando ocorre também a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Nesse mês o município também realiza há quatro anos os Jogos Municipaisde Inclusão, que poderão em sua quinta edição compor a programação do Fórum.

    Durante a reunião, o vereador Alex, que foi secretário municipal de Transportes no primeiro mandato do governo Telmo Kirst, ressaltou que Santa Cruz do Sul tem muitos avanços no campo da acessibilidade e inclusão. Destacou as mais de 400 rampas construídas no Centro e bairros para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, os avanços de calçada encurtando a travessia para pedestres nas ruas de intenso fluxo, a implantação de piso tátil nos passeios públicos, a instalação de semáforo com sinal sonoro para pessoas com deficiência visual, além de outras melhorias.