Comércio

“Quem não quiser abrir, que não abra, mas não pode fechar o outro”, enfatiza presidente da Fecomércio

Publicado em: 25 de outubro de 2024 às 11:31
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Luiz Carlos Bohn afirmou que a federação é contra o fechamento dos negócios

    Os trabalhadores do comércio no setor de lojas têm se mobilizado contra o exercício da profissão aos domingos e feriados, em Santa Cruz do Sul. Durante uma visita à 39ª Oktoberfest, em coletiva de imprensa, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, afirmou que a federação é contra o fechamento dos negócios.

    “A federação entende que essa negociação, sem querer interferir entre o laboral e o patronal, mas a federação prima por abrir. Quem não quiser abrir, que não abra, mas não pode fechar o outro. Esse é o nosso ponto importante”, esclareceu.

    No dia 10 de outubro, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região realizou, na Praça Getúlio Vargas, mais uma mobilização da categoria contra o trabalho aos domingos e finais de semana. A ação teve como objetivo expor a falta de negociação com o sindicato patronal em relação ao acordo coletivo para o trabalho no fim de ano, bem como a convenção coletiva, cuja data-base é em outubro. Na ocasião, os funcionários decidiram que não trabalhariam no dia 13 de outubro, um domingo, em lojas dentro e fora do Parque da Oktoberfest.

    Após a manifestação, o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) divulgou uma nota oficial contrária à mobilização, ressaltando que em momento algum se recusou a negociar com a entidade que representa os trabalhadores.

    Leia também