Mensagem do dia

O pão do Céu

Publicado em: 25 de outubro de 2023 às 11:00 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 11:49
65e8825c74313.jpg
compartilhe essa matéria

A Bíblia fala que Deus, todas as manhãs, enviava o maná

Disponível também em:

A Bíblia fala que Deus, todas as manhãs, enviava o maná – uma espécie de alimento – para o povo israelita, recém-saído do Egito, fazer suas refeições. Cada família deveria apanhar esse alimento antes do nascer do sol e consumi-lo no mesmo dia. A quantidade de maná era proporcional à quantidade de pessoas na família. Assim, uma família menor recolhia menos; uma maior recolhia mais. Esse evento aconteceu por quarenta anos, até o momento em que o povo entrou na terra prometida. 
Com esse feito, Deus sustentou o seu povo em pleno deserto, tornando possível a sua existência (Êxodo 16). 

O texto sagrado nos diz: “Então o Senhor disse a Moisés: Eis que farei chover do céu pão para vocês, e o povo sairá e recolherá diariamente a porção para cada dia” (Êxodo 16.4). Dessa forma, vemos que Deus é o provedor das necessidades de seu povo em pleno deserto, provendo o alimento necessário à sua subsistência. O povo comeria do maná diariamente, saciaria sua fome e, assim, poderia continuar a sua jornada de encontro à terra prometida, onde teria abundância de alimentos, bem sintetizada na expressão “terra que mana leite e mel”, de Deuteronômio 26.9. Ao chegar a essa terra, o maná seria apenas um evento memorístico para as futuras gerações (Êxodo 16.33).

O evento do maná aponta para Jesus, que disse: “Eu sou o pão da vida” (João 6.48). Assim, Jesus se compara a um alimento que pode nos propiciar um benefício glorioso: a vida eterna. O maná que os israelitas comeram por quarenta anos serviu apenas para saciar a fome material deles durante a sua jornada pelo deserto. Posteriormente, todos morreram. 

Jesus, no entanto, como o “pão da vida”, tornou-se o único alimento que pode saciar nossa fome espiritual e nos garantir a vida eterna. Ele disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente” (João 6.51). Como “pão da vida”, ou seja, como alimento espiritual – já que naquela cultura da época de Jesus o pão era considerado um alimento essencial à vida – somente Jesus pode nos alimentar verdadeiramente e nos satisfazer espiritualmente, deixando-nos aptos para participar da vida eterna, a qual ele dará aos que creem no seu nome. 

Assim como o povo necessitava do maná para resistirem à caminhada no deserto, nós também precisamos nos alimentar do pão espiritual para resistirmos à caminhada pelo deserto desta vida. Deus não abandonou os israelitas, dando condições de serem saciados a cada manhã. Ele também não nos deixa passar fome e, para isso, nos deu Seu Filho amado, o pão que desceu do Céu para alimentar nosso corpo e nossa alma: o Nosso Senhor Jesus Cristo.