Política

Médico Paulo Renato Krebs recebe o título de Cidadão Santa-cruzense

Publicado em: 25 de outubro de 2022 às 09:21 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:13
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Homenagem foi entregue na noite dessa segunda-feira

    O médico Paulo Renato Jornada Krebs recebeu, na noite dessa segunda-feira (24), o título de Cidadão Santa-cruzense concedido pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A proposição foi do vereador Cléber Pereira (União Brasil), subscrita pelos vereadores Henrique Hermany e Jair Eich (Progressistas).

    A sessão contou com a presença da prefeita Helena Hermany e amigos do homenageado. A filha Carmela Krebs, falou em nome do pai, que perdeu a voz em 2014, em função de problemas de saúde. Ela destacou a trajetória do pai no município. “Meu pai sempre foi uma pessoa muito ativa, tanto na sua profissão, como doando parte do seu tempo em atividades junto a entidades esportivas, clubes de serviço, entre outros. Quando ele perdeu a voz em função de problemas de saúde, prometi que sempre que precisasse, emprestaria minha voz a  ele”, destacou.

    O vereador proponente, Cléber Pereira, citou a grande importância do médico para a comunidade santa-cruzense, em especial, na área do esporte. “Além de ser um desportista e grande amante de todos os esportes, é apoiador e incentivador, o que justifica essa homenagem”, observou. A equipe do Santa Cruz Futsal entregou uma camiseta em sua homenagem.

    O homenageado

    O médico e empresário Paulo Renato Jornada Krebs nasceu em Santiago (RS), em 20 de agosto de 1954. É filho de Olgy Aquino Krebs e Clotilde Jornada Krebs. Tem dois filhos, Carmela Reckziegel Krebs, casada com Rafael Abaid, cujo casal tem dois filhos, Felipe e Henrique; e filho Amadeu Reckziegel Krebs, que é casado com Júlia Reichel, que tem um filho, o Rafael.

    Paulo formou-se em medicina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1978. Fez residência em radiologia na Santa Casa e no Hospital de Clínicas em Porto Alegre. Iniciou o trabalho em Santa Cruz do Sul, em abril de 1979, nos hospitais Santa Cruz e Ana Nery, quando vinha duas vezes por mês para trabalhar. A mudança definitiva ocorreu em dezembro de 1980.

    Praticante de esporte, logo frequentou o Tênis Clube, onde jogava tênis e outras modalidades. Sempre esteve envolvido com a comunidade através da atividade profissional, esporte e trabalho comunitário. Foi convidado para participar do Rotary Club Santa Cruz do Sul, onde ocupou vários cargos sendo eleito presidente em 1987.

    Em 1989, foi o primeiro secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul no governo do Prefeito Arno Frantz. Sempre procurou se atualizar e evoluir na radiologia e, em abril de 1987, fundou o Centro Radiológico Radson – clínica de diagnóstico por imagem, referência na região, que este ano completou 35 anos de atividade.

    Além da responsabilidade com a qualidade no atendimento do Radson, Paulo desempenha um papel importante na geração de empregos: atualmente são 90 funcionários sob sua responsabilidade, em três unidades, Centro, Estação e Ana Nery. Atualmente, sua filha, Dra. Carmela, participa junto na administração do Radson.

    Como médico sempre se envolveu com as atividades da profissão. Foi Presidente da Associação Médica de Santa Cruz do Sul, tendo participado de várias Diretorias da Unimed VTPR e ocupou vários cargos nos Corpos Clínicos dos Hospitais até os dias atuais.

    Apaixonado pelo esporte é, também, um desportista ativo. Não só praticando esportes como também participando de diretorias dos clubes da cidade. Integrou as diretorias do Tênis Club, Clube União, Futebol Clube Santa Cruz e Santa Cruz Country Club, do qual foi presidente três vezes. Os esportes que pratica mais são a corrida e o golfe. É corredor de rua e trilhas. Sua grande lembrança é ter corrido a São Silvestre, em 2014, na cidade de São Paulo.

    Também é incentivador da prática de todas as modalidades esportivas. A sua clínica Radson tem apoiado times locais de futebol, futsal, basquete, handebol, tênis, beach tênis, equipes de patinação, corredores, enfim o esporte está no seu DNA. Junto com a filha Carmela, criaram o Radson Esporte, uma unidade de diagnóstico por imagem voltada para os atletas tanto profissionais como amadores.