Geral

Indicação propõe compra de óculos com inteligência artificial para ajudar pessoas cegas na leitura

Publicado em: 25 de setembro de 2023 às 06:47 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 15:40
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Pereira/PMC
    compartilhe essa matéria

    Orcam MyEye é uma tecnologia israelense que transforma textos em áudios

    Uma proposta inovadora tem sido discutida na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires com o objetivo de promover a inclusão de deficientes visuais nos espaços públicos e proporcionar acesso à leitura de forma mais acessível. Benildo Soares (Republicanos) apresentou uma indicação sugerindo que o Executivo estude a viabilidade da compra de óculos inteligentes para uso individual e em espaços públicos, especialmente na Biblioteca Municipal.

    LEIA TAMBÉM: Comitê Regional Pró-Instituto Federal será lançado em Santa Cruz

    Segundo o parlamentar, a sugestão busca atender às necessidades da comunidade de deficientes visuais, incluindo crianças. A proposta contempla duas principais ações – a instalação de placas descritivas em braille nos monumentos públicos de Venâncio Aires e a aquisição dos Óculos OrCam MyEye. A ideia por trás da instalação de placas em braile nos monumentos públicos é permitir que pessoas com deficiência visual tenham a oportunidade de conhecer e entender esses monumentos através do tato e da leitura em braile.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS 

    A parte mais inovadora da indicação é a sugestão de aquisição dos óculos, uma tecnologia israelense que combina inteligência e visão artificial. Esses equipamentos contam com um leitor digital acoplado que realiza a leitura de texto em voz alta. A tecnologia permite que o usuário escute a descrição do texto presente em livros, placas e outros materiais escritos. De acordo com Benildo, a iniciativa de adotar essa tecnologia também beneficiar pessoas com dislexia, Síndrome de Down, autismo e até mesmo aquelas que não são alfabetizadas.