Covid 19

Santa Cruz terá Central Regional para ampliar testes de Covid-19

Publicado em: 25 de setembro de 2020 às 09:51 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 16:02
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto e Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • Foto: Divulgação/SES
    compartilhe essa matéria

    Ponto de triagem irá auxiliar e agilizar o envio de amostras de gaúchos para análise em outros Estados

    Santa Cruz do Sul está entre os municípios gaúchos que contarão com centrais regionais visando ampliar testes para Covid-19. O ponto de triagem, que já iniciou as atividades de recebimento das amostras, irá auxiliar e agilizar o envio para análise da Covid-19 em outros Estados. Conforme a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, Beanir Lara, a Central de Santa Cruz ainda responderá pelas regionais de Cachoeira do Sul e Cruz Alta. A expectativa é de receber cerca de 500 amostras por dia, testando pessoas que apresentarem síndromes gripais, profissionais da saúde, moradores de lares de idosos, entre outros grupos.

    Até então, o encaminhamento das amostras precisava passar por uma etapa no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) em Porto Alegre, que em paralelo também realiza a testagem, antes de seguirem para fora do Estado. Com as centrais regionais, esse fluxo ganha maior agilidade e diminui o tempo entre a coleta da amostra e o resultado do exame.

    As centrais foram montadas nos laboratórios regionais do Lacen localizados em Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Cada um deles abrange uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas e tem capacidade de receber, conferir, armazenar e despachar até o aeroporto mais próximo 500 amostras diárias. Do Rio Grande do Sul, os testes são encaminhados para laboratórios de referência no Rio de Janeiro, no Paraná ou em São Paulo.

    A secretária Arita Bergmann destacou essa ampliação que é prevista pelo Projeto Testar RS. “É muito importante esse diagnóstico, pois ele permite que seja feito o rastreamento dos contatos e assim evitar novos casos”, comenta. Em Caxias do Sul, por exemplo, o recebimento começou nesta quinta-feira (24). “Começamos com Caxias hoje por ser o maior município e já discutimos com os demais 48 municípios da região para que semana que vem todos eles possam trazer para cá suas amostras”, relata a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Tatiane Fiorio.