Polícia

Megaoperação da Polícia Civil desmantela rede criminosa em Sobradinho

Publicado em: 25 de agosto de 2023 às 10:22 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 12:17
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Operação teve início a partir de uma investigação realizada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários em 2022

    Uma megaoperação policial, batizada de "Dissimulados", foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (25), pela Polícia Civil na cidade de Sobradinho, localizada na região Centro-Serra. A ação resultou no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão, oito prisões preventivas, além de quatro imposições de tornozeleiras eletrônicas.

    A operação teve início a partir de uma investigação realizada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em 2022, após a apreensão de diversos telefones celulares dentro do Presídio Estadual de Sobradinho. As autoridades identificaram uma rede criminosa que se estendia para além dos muros da prisão.

    Leia mais: Acidente com capotamento é registrado próximo ao trevo da Kopp

    Um dos principais articuladores de todas as ações criminosas pela operação é um jovem empresário que cumpria pena por tráfico de drogas no Presídio de Sobradinho. Além disso, ele é réu em um processo por assalto a um casal de empresários da cidade vizinha de Arroio do Tigre. A delegada Graciela Foresti Chagas, tirular da DP de Sobradinho e responsável pelo caso, destacou a importância desse indivíduo nas operações ilegais.

    Segundo a delegada, diversas pessoas, incluindo comerciantes e empresários de Sobradinho, Salto do Jacuí e Arroio do Tigre, foram identificadas como associadas a presidiários pertencentes a uma facção criminosa da região. Eles estavam envolvidos em uma série de atividades ilícitas, incluindo tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.