Geral

Rede entre Fonte Diehl e ETA pode ser substituída

Publicado em: 25 de agosto de 2017 às 17:52 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:34
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    A obra se faz necessária para garantir abastecimento no futuro

    Um projeto elaborado pela Prefeitura pretende melhorar de 20 a 30% a capacidade de abastecimento de água em Vera Cruz. A ideia é realizar a substituição de canos de fibrocimento da adutora que liga a Fonte dos Diehl, em Dona Josefa, à Estação de Tratamento de Água (ETA), na rua Júlio Wild, no Centro. O prefeito Guido Hoff e o secretário de Obras, Gilson Becker, estiveram nesta semana na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Porto Alegre, para dar sequência ao encaminhamento do projeto, cadastrado em Brasília. Ele está orçado em mais de R$ 3,7 milhões. 

    A atual rede tem mais de três décadas – tempo maior do que o indicado. Além disso, apresenta perdas hora ou outra. Segundo Becker, a troca se faz necessária para garantir o abastecimento no futuro. Mas ainda não há data para que o projeto saia do papel. É preciso aguardar os trâmites. Quando iniciarem as obras, o cronograma de serviços é de 12 meses.

    O QUE PREVÊ O PROJETO
    De acordo com o setor de engenharia da Prefeitura, o projeto envolve a substituição da atual adutora de fibrocimento por tubulação de PVC, além da colocação de todas as peças especiais referentes às câmaras de manobras para interligação na rede existente. Também será realizada a readequação do diâmetro da tubulação para as atuais e futuras necessidades de Vera Cruz. Hoje, a Fonte Diehl abastece cerca de 20% da população. Junto à captação existe uma mini estação de tratamento. A água sai direto para consumo. São os técnicos da ETA que monitoram o local.

    A matéria na íntegra está na edição impressa do Jornal Arauto deste sábado.