Perfil na internet tinha imagem da Polícia Civil
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI), desencadeou na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Profile, visando o combate a crimes de estelionato, extorsão e falsidade ideológica praticados pela internet. Segundo o delegado João Paulo de Abreu, a DRCI recebeu a informação de que um perfil criado em uma rede social estaria sendo utilizado para, inicialmente, oferecer serviços de recuperação de motos e veículos. Após o contato com vítimas de furtos e roubos, e mediante ameaças, elas eram extorquidas.
"Durante a investigação, verificou-se que a imagem da Polícia Civil estaria vinculada ao perfil social, o que induzia as vítimas ao erro, já que não desconfiavam se tratar de um golpe. Assim, acabavam fornecendo informações e dados pessoais via whatsapp", contou o delegado. A investigação chegou aos imóveis de pessoas relacionadas com a criação do perfil social, e diversos acessos.
Na ação desta manhã, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Novo Hamburgo, com a finalidade de apreender equipamentos eletrônicos e procedência das redes de dados identificadas. Foram apreendidos celulares e notebooks, que em continuidade à investigação passarão por perícia técnica.
Notícias relacionadas

Criminosos armados cometem assalto em Linha Santa Cruz
Dupla rendeu vítima e roubou moto. Caso foi registrado e será investigado

BM apreende carregamento de cigarros contrabandeados
Dois homens, de 41 e 23 anos, foram detidos durante a operação

Polícia Civil de Venâncio Aires cumpre mandado e prende homem por posse de arma de uso restrito
Ação ocorreu após informações de que o suspeito estaria armazenando armas de fogo em uma localidade de Linha Grão Pará Baixo

Justiça suspende concurso para oficiais da Brigada Militar
Determinação atende a um pedido do Ministério Público; edital oferta 120 vagas com salário inicial de R$ 21,5 mil