Geral

Oficina de arte colore patrimônios locais

Publicado em: 25 de agosto de 2017 às 18:03 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:34
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Luciana Mandler/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Trabalho da “Gurizada Arteira” vem cativando olhares e repercutindo nas redes sociais

    Cidade mais colorida. Essa é a proposta de uma oficina de grafite realizada em Vera Cruz. A turma é de 13 alunos e o trabalho realizado vem cativando olhares e repercutindo nas redes sociais. Nesta semana, eles começaram a grafitar os tapumes da Casa de Cultura, que passa por restauro. Deixaram também o Ginásio do Parque de Eventos de cara de nova. O oficineiro é Fernando Garibaldi, artista e conhecido pelas suas artes. Ele auxilia os jovens no manuseio das tintas e orienta sobre como a pintura deve ser realizada. Mas garante: o trabalho é feito pelos alunos. “Tem até alguns que me perguntam: mas Fernando, foi você que desenhou aquilo?” Ele logo responde. “Não, são os alunos”, confirma.

    Os aprendizes se espelham no oficineiro. “Eles veem a arte que faço ou que fiz e se sentem inspirados”, conta. “Trazer eles às ruas está sendo muito positivo. Tudo aquilo que ensinei eles podem colocar na prática”, argumenta. E os participantes da oficina aprovam. Feliz e realizado com as aulas, Davi Muniz, de 17 anos, mostra que entende mesmo da arte. Ele começou a desenhar através da pintura em papel. Para o jovem é um orgulho poder contribuir com o embelezamento da cidade. “Estou deixando um pouco de mim, do meu jeito, além de estar deixando Vera Cruz com um pouco mais de vida e cor”, comenta. “É um orgulho também poder mostrar o que fiz. Muitas pessoas vão ver e eu vou poder dizer que contribuí”, finaliza.

    TRABALHO COLETIVO
    Com muitas mãos. Assim que a oficina “Gurizada Arteira” trabalha. Cada um faz um pouco, coloca aquilo que mais se identifica e alcança o resultado. Na internet, comentários dos mais elogiosos. Do oficineiro, só aplausos aos alunos. “É uma troca de ideias. Eles estão centrados naquilo que fazem. Cada um faz uma coisa e o resultado está aí, pode ser visto”, conta Garibaldi. Para o secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Vera Cruz, Lucas Dalfrancis, a pintura dos tapumes da Casa de Cultura, erguida em 1912, aviva o local. Deixa mais colorido. Além disso, oportuniza que os alunos pratiquem o conhecimento teórico adquirido. E vem mais por aí, adianta Dalfrancis. Os banheiros da Praça José Bonifácio também serão grafitados. 

    A matéria completa está na edição impressa do Jornal Arauto deste sábado.