Guido Pauli foi a Trier, na Alemanha, para desvendar origens
Guido Pauli é vera-cruzense, nascido em Dona Josefa. Mas foi preciso ir a Trier, na Alemanha, para desvendar aquilo que as fontes de pesquisa no Brasil não revelaram sobre suas origens. Foram cerca de três anos de estudos para chegar a este momento: o de lançar o livro Família Pauli: História e Trajetória do Vale do Mosel ao Sul do Brasil. O lançamento oficial, com direito a sessão de autógrafos, será na Feira do Livro local, que neste ano será em novembro. Mas a obra, com suas 150 páginas, já está à venda, por R$ 30, na sala da Liga Feminina de Combate ao Câncer (sendo que o valor arrecadado ali ficará com a entidade, para auxiliar no tratamento dos pacientes com câncer) e no consultório odontológico de Betina Pauli, filha do autor, no Unicenter.
Guido explica que há muito tempo nutria a curiosidade sobre a origem dos seus antepassados, nomes, datas, peculiaridades. Ele tratou de focar nas pesquisas para escrever o livro, mas sabe que sempre há muito o que pesquisar, a história não é estanque. O incentivo que precisava para mergulhar na história da família veio na 1ª Pauli Fest, o encontro familiar realizado em 2015, na localidade de Beato Roque, em São João do Oeste, onde se concentra o maior número de descendentes de Jacob Pauli no Sul do Brasil. Nesta festa, Guido notou que havia muito interesse pela própria história, mas ao mesmo tempo muita desinformação sobre as origens. Nesta caminhada, muitos amigos ele fez, o que não pode ser medido em valores financeiros. A sede de conhecimento, observada em cada visita, em cada ajuda nos documentos e informações só o impulsionou cada vez mais.
O estímulo final para que se aventurasse na literatura foi o nascimento da neta, Alice, em 29 de outubro de 2015, filha de Aline. Ela representa a ideia de continuidade da família, e nada poderia ser mais inspirador. O sentimento de pertencimento, tão bem apontado pela filha caçula do autor, Débora Pauli, no encerramento do livro.
Leia também no Caderno Mais, na edição impressa do Jornal Arauto deste sábado (26).
Notícias relacionadas
Santa-cruzenses podem bloquear ligações de telemarketing através do site da prefeitura
Conforme explica Marcelo Estula, basta acessar a aba do Procon e procurar pelo link destinado ao bloqueio das ligações
Rádio Revista – Gabriel Heineck Haberkamp, Dicas de Programação e Tecnologia
Jovem deficiente visual compartilha dicas de programação e tecnologia em canal no Youtube.
Rádio Revista – Cláudio Theisen, Patrão do CTG Tio Ítia
26° Rodeio Crioulo do CTG Tio Ítia.
Dez bairros devem ter abastecimento de água restabelecido à noite
Equipes da Corsan estão reparando uma tubulação de grande porte (adutora) que se rompeu na Rua Francisco Alves