A iniciativa irá premiar 68 organizações, além da Personalidade Competitividade Internacional
Com mais de 3.200 empresas exportadoras em 2023, o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição como maior polo de exportação no Brasil, atrás somente de São Paulo. Além disso, no último ano, mais de R$ 20 bi foram injetados na economia do Estado. Com o objetivo de valorizar esse setor tão importante, o Conselho do Prêmio Exportação RS reconhecerá 68 empresas, sediadas no Estado, na 52ª edição do evento. Três empresas de Santa Cruz do Sul são destaque: Imply Tecnologia, Xalingo e AD Shipping.
A cerimônia de premiação das organizações que obtiveram desempenho destaque no cenário exportador será realizada no dia 15 de agosto, na Casa NTX, em Porto Alegre (RS). A premiação também contempla a Distinção Especial de Exportador Diamante, para empresas que, por dez edições, foram destaque, e a Distinção Especial de Exportador Ouro, por vencer cinco vezes, respectivamente, para Marcopolo (Diamante) e AD Shipping, Druzina Content e Wellour Couros (Ouro).
Para o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest, a atuação e o reconhecimento das 68 empresas vem em um momento em que o Estado busca um recomeço após uma das maiores tragédias ambientais da história do nosso país, acontecida em maio passado. “Nesses mais de 50 anos do Prêmio, destacamos empresas de diferentes áreas que desenvolveram o cenário exportador gaúcho. Agora, em meio a um recomeço, temos o compromisso de destacar e de divulgar o quanto a exportação é fundamental para a economia do Rio Grande do Sul”, avalia.
O CEO do Prêmio Exportação RS, Edmilson Milan, explica que a realização da premiação em um ano atípico está dentro dessa nova fase que está sendo vivida pela sociedade gaúcha e, por consequência, pelas empresas. “Sabemos o quanto todos os setores estão engajados nessa reconstrução tão importante para a nossa sociedade. O próprio Prêmio Exportação fomenta empregos e auxilia nessa reconstrução. Ao mesmo tempo, entendemos que precisamos estar ao lado dos exportadores que, mesmo com todas as dificuldades que normalmente estão associadas às exportações, levam os produtos gaúchos para outros países. Por isso, o evento, além de reconhecer as organizações que foram destaque, também visa a união em prol de um olhar específico sobre questões do setor de exportação”, ratifica.
O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Transforma RS e UFRGS.
Notícias relacionadas
Fecomércio-RS apoia implementação da nova alíquota sobre compras internacionais no estado
Taxa foi alterada de 17% para 20% em acordo federativo para diminuir os prejuízos à economia
Receita Estadual divulga índices definitivos de rateio do ICMS para os municípios em 2025
O Índice de Participação dos Municípios definitivo estabelece como serão repartidos cerca de R$ 9 bilhões entre as prefeituras
Pagamento do IPVA 2025 começa nesta quarta-feira com descontos para antecipação
A redução pode chegar até 28,13% sobre o valor total
Feirão Zero Dívida encaminha para renegociação mais de meio milhão de reais em Santa Cruz
Lojas de móveis e eletrodomésticos e bancos tiveram a maioria dos acertos realizados durante a ação