Maior escola privada de Santa Cruz mantém atuação focada no trinômio Educação, Cultura e Esporte
Nesta segunda-feira, 27 de julho, uma das mais antigas e tradicionais escolas do Rio Grande do Sul está completando 150 anos de atividades. O Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, chega ao Sesquicentenário com sua maior estrutura: 2.025 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, 122 professores e 108 funcionários. “Temos o compromisso de seguir com a mesma dedicação e perseverança dos nossos precursores, que com grandes dificuldades iniciaram esta linda história, marcada por muito trabalho e conquistas na educação”, destaca o diretor geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen.
Fundado em 27 de julho de 1870 para atender os filhos dos imigrantes alemães que colonizaram o município, o Mauá foi consolidando a sua trajetória com forte envolvimento da comunidade. “É uma história construída por muitas mãos, com pessoas que sempre acreditaram no poder transformador da educação. Se hoje, mesmo vivendo um período tão difícil e desafiador, podemos olhar para frente com esperança e otimismo, é porque herdamos este legado, de trabalho, de união e de superação”, completa Raschen.
As comemorações alusivas aos 150 anos, que iniciaram ainda em 2019, quando no mês de setembro a escola sediou a realização da 55ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (ONASE), estavam previstas para ocorrer durante todo o ano de 2020. “Mas, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), vamos deixar a celebração para 2021, esperando comemorar, também, o fim do isolamento social e do retorno das atividades”, frisa o diretor. As aulas presenciais na escola estão suspensas desde o dia 18 de março, com expectativa de retorno gradual, conforme protocolos de higiene e segurança, a partir do mês de agosto.
Referência
Integrante da Rede Sinodal, o Colégio Mauá atua focado no trinômio Educação, Cultura e Esporte, sendo reconhecido pela qualidade de ensino, bem como pelo incentivo às práticas esportivas e culturais como partes fundamentais para a formação integral. Em 2019, a escola conquistou sua melhor posição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ficando na 78ª posição no país. No Rio Grande do Sul ficou em 7º lugar geral e em 5º entre as particulares. “Este desempenho, que nos estimula a continuar trabalhando em busca da excelência, é resultado do esforço e da dedicação de alunos, professores, pais, coordenação pedagógica, funcionários e direção”, completa o diretor.
História
O Colégio Mauá foi fundado com a denominação de Sociedade Escolar Schulgemeinde, que originou a Deutsche Schule (Escola Alemã). Diversos foram os fatos que marcaram a trajetória do educandário, entre eles, a instalação do internato (1892) e o novo prédio do Internato Masculino e a criação do Internato Feminino (1922). Foi em 1949 que a instituição recebeu a denominação atual: Colégio Mauá. Em 20 de setembro de 1966 foi inaugurado o Museu do Mauá, atualmente com um acervo estimado em 80 mil peças. Em 1981, com a desativação dos internatos, a escola se mudou do centro da cidade para a atual localização, onde funcionava, desde 1971, o Lar do Estudante.
O espaço que contempla hoje o Colégio Mauá, uma área de 50 mil metros quadrados, é resultado de uma doação de 22 mil metros quadrados do Senhor Augusto Hennig e de outros 21 mil metros quadrados recebidos da Sociedade de Tiro ao Alvo, além de aquisições e contribuições efetivadas pela comunidade e pela Prefeitura. Pessoas como o médico Ibanez Lara Filho, presidente da Associação de Pais e Mestres (APM), em 1980 e 1981, o ex-prefeito Arno Frantz e o ex-diretor Osvino Toillier, junto com a Mantenedora, foram responsáveis pela transferência do colégio do Centro para a área onde hoje está o educandário.
Prédio Novo
Os últimos 20 anos foram de grande desenvolvimento na história da escola, com a inauguração do moderno Teatro do Mauá (2001), aquisição de uma casa com 900 m², hoje utilizada para o Turno Integral (2006), inauguração do novo Ginásio de Esportes (2013) e inauguração do novo espaço exclusivo para a educação infantil (2015). “No ano passado, mais duas etapas importantes, com a inauguração no novo prédio do Ensino Fundamental, com quatro andares e 24 salas de aula, e a incorporação das atividades da Escola Criança & Cia, ampliando ainda mais a nossa atuação na área de Educação Infantil”, frisa o diretor.
Notícias relacionadas

Sérgio Ávila, artista por trás dos desfiles temáticos, será homenageado como cidadão santa-cruzense
Ele já ultrapassou a marca de 300 carros alegóricos ao longo da carreira

Brigada Militar de Vera Cruz surpreende menino e participa de festa de aniversário
Festividade foi realizada neste sábado, na casa da família

Ensino superior terá que se reposicionar, avalia professor após nova regulamentação da educação a distância
Medida impõe que nenhum curso de bacharelado, licenciatura e tecnologia poderá ser 100% EAD

Centro de Bem-Estar Animal de Santa Cruz realiza feira de adoção neste domingo
Espaço enfrenta superlotação, abrigando 300 animais, embora tenha capacidade para apenas 180