Objetivo é evitar períodos de maior ocorrência de geadas. Orientação é do gerente técnico da Afubra
Um dia congelante e outro de calor intenso. Se os gaúchos já estão aprendendo a deixar o casaco de lã e a regata no roupeiro na mesma época, os agricultores do Estado também precisam raciocinar diante de tantas diferenças de temperatura. Na semana passada, produtores de tabaco perderam, para a geada, suas mudas já plantadas. Mas, qual será a melhor época para o plantio?
Para o gerente técnico da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Paulo Vicente Ogliari, o segredo é não ter pressa. Embora ele saliente que não há como prever, exatamente, o tempo, Ogliari destaca a importância de evitar os riscos da época mais fria do ano. “Na nossa região, historicamente, o plantio se intensifica em meados de agosto”, lembra. Porém, ele destaca que o final de agosto é a melhor orientação.
O perigo da geada
A formação da geada, segundo o gerente técnico, ocorre pelo choque térmico. Portanto, considerando que em uma semana a temperatura estava em 27º graus, na outra o frio beirava o lado negativo do termômetro e logo após havia pessoas de vestidos na rua, a ocorrência de geada está, cada vez mais, fortalecida no Estado.
Por isso, a importância de evitar a época fria do ano para o plantio, pois os riscos de perder as mudas de tabaco para a geada se tornam menores. O objetivo do cuidado não é apenas evitar mais trabalho ao produtor, como também aliviar o seu bolso. Quem perde as mudas já plantadas, vai precisar comprá-las novamente.
Paulo Vicente Ogliari aconselha ainda que cada produtor mantenha contato direto com seu orientador e o questione sobre previsão do tempo e atitudes que possam evitar perdas ou resolver problemas caso os mesmos aconteçam.
Notícias relacionadas
Encontro de Louvor terá presença de Luiz Lamarque neste domingo em Santa Cruz
Evento, organizado pela Igreja Missionária Deus é Fiel, ocorre na Praça Getúlio Vargas
Rádio Revista – Candice Silveira e Eliane Lopes, ONG Salve um Gatinho
Atuação da ONG Salve um Gatinho em Santa Cruz do Sul.
Rádio Revista – Roberto Pohlmann, Membro da Ramal 314
Convidado desta sexta-feira do programa Rádio Revista o músico Roberto Pohlmann, da Ramal 314, apresentou a canção “Contracorrente”, que faz parte do EP Manifesto Ecológico lançado pela banda em 2024.
Prefeitura de Rio Pardo abre processo seletivo para 20 cargos na Educação
As inscrições iniciam nesta segunda-feira