Geral

Melhor época para o plantio de tabaco é final de agosto

Publicado em: 25 de julho de 2017 às 15:31 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:04
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Ouvinte Arauto FM/Venicio Oliveira
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é evitar períodos de maior ocorrência de geadas. Orientação é do gerente técnico da Afubra

    Um dia congelante e outro de calor intenso. Se os gaúchos já estão aprendendo a deixar o casaco de lã e a regata no roupeiro na mesma época, os agricultores do Estado também precisam raciocinar diante de tantas diferenças de temperatura. Na semana passada, produtores de tabaco perderam, para a geada, suas mudas já plantadas. Mas, qual será a melhor época para o plantio?

    Para o gerente técnico da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Paulo Vicente Ogliari, o segredo é não ter pressa. Embora ele saliente que não há como prever, exatamente, o tempo, Ogliari destaca a importância de evitar os riscos da época mais fria do ano. “Na nossa região, historicamente, o plantio se intensifica em meados de agosto”, lembra. Porém, ele destaca que o final de agosto é a melhor orientação.

    O perigo da geada

    A formação da geada, segundo o gerente técnico, ocorre pelo choque térmico. Portanto, considerando que em uma semana a temperatura estava em 27º graus, na outra o frio beirava o lado negativo do termômetro e logo após havia pessoas de vestidos na rua, a ocorrência de geada está, cada vez mais, fortalecida no Estado.

    Por isso, a importância de evitar a época fria do ano para o plantio, pois os riscos de perder as mudas de tabaco para a geada se tornam menores. O objetivo do cuidado não é apenas evitar mais trabalho ao produtor, como também aliviar o seu bolso. Quem perde as mudas já plantadas, vai precisar comprá-las novamente.

    Paulo Vicente Ogliari aconselha ainda que cada produtor mantenha contato direto com seu orientador e o questione sobre previsão do tempo e atitudes que possam evitar perdas ou resolver problemas caso os mesmos aconteçam.