Geral

Unisc abre inscrições para grupos terapêuticos voltados à pessoas com doenças neurodegenerativas

Publicado em: 25 de abril de 2025 às 15:21
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: SupernovaFilmesProdutora
    compartilhe essa matéria

    Os oito encontros são gratuitos e serão semanais no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade

    A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para três grupos terapêuticos voltados à pessoas portadoras de doenças neurodegenerativas. Os oito encontros são gratuitos e serão semanais no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc para maiores de idade, diagnosticados há pelo menos seis meses. Inscrições pelo telefone (51) 3717-7480.

    As atividades estão vinculadas ao projeto de pesquisa “Narrativas sobre a dor e o sofrimento crônico e seus efeitos nas doenças neurodegenerativas” do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia. É uma ampliação de estudos anteriores sobre Neurogênese, práticas clínicas e saúde mental.

    “Os resultados obtidos nessa pesquisa impulsionaram a elaboração dessa nova proposta que pretende ampliar e aprofundar os nossos estudos e análises. Ao focar nas narrativas sobre a dor e o sofrimento crônico e seus efeitos nas doenças neurodegenerativas, buscaremos descrever como a dor e o sofrimento crônico estão relacionados à prevalência desses transtornos e como os impactam. Portanto, estudaremos a relação entre intensidade da dor e do sofrimento e a deterioração das condições de saúde mental e seus efeitos nessas doenças. A dor e o sofrimento crônico afetam aproximadamente 30% da população mundial, comprometendo significativamente a qualidade de vida dos pacientes”, explica o professor Jerto Cardoso da Silva.

    Segundo ele, os encontros são pensados para promover a integração entre os participantes, fortalecer vínculos, incentivar a reflexão sobre suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos, auxiliando assim na identificação e ressignificação de experiências de vida, além de desenvolver habilidades de enfrentamento e de tomada de decisão. “Em um primeiro momento, serão voltados aos pacientes portadores de doenças neurodegenerativas. Porém, há possibilidade, de acordo com a percepção de demanda, de serem criados grupos também para familiares e cuidadores de pessoas com doenças neurodegenerativas em um segundo momento.”

    Confira os grupos e horários

    • Grupo de apoio emocional à pessoa com doença neurodegenerativa: Quinta-feira, 19 horas – Início em 8 de maio
    • Grupo de apoio emocional à pessoa com Parkinson: Segunda-feira, 18 horas – Início em 5 de maio
    • Grupo de apoio emocional à pessoa com Alzheimer: Sexta-feira, 14 horas – Início em 2 de maio