Operação

Polícia Civil coloca ladrões de tabaco na cadeia

Publicado em: 25 de abril de 2025 às 10:18 Atualizado em: 25 de abril de 2025 às 12:12
  • Por
    Cristiano Silva
  • Uma das prisões foi cumprida no Mãe de Deus | Foto: Cristiano Silva/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Mandados de prisão foram cumpridos em Santa Cruz e Vera Cruz, em ofensiva coordenada pela delegada Lisandra de Carvalho

    Uma ofensiva de combate aos furtos de tabaco em propriedades rurais foi deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (25). Dois homens, de 33 e 38 anos, foram presos preventivamente. O mais jovem foi detido em um imóvel do Loteamento Berçário Mãe de Deus, no Bairro Santuário, em Santa Cruz do Sul.

    Já o mais velho foi capturado em uma residência do Bairro São Francisco, em Vera Cruz. A investigação coordenada pela delegada Lisandra de Castro de Carvalho identificou uma série de delitos cometidos ao longo dos últimos meses por um grupo criminoso especializado.

    Esse bando agia invadindo propriedades rurais, arrombando galpões e subtraindo grandes quantidades de fumo. Arrobas de tabaco furtado já haviam sido localizadas pela Polícia Civil durante diligências realizadas no último dia 11, em uma propriedade rural no interior de Vera Cruz.

    Mentor e receptador

    A ofensiva deflagrada pela Polícia Civil de Vera Cruz na manhã desta sexta contou com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e do Canil da Polícia Penal. Os mandados de prisão preventiva foram solicitados pela delegada Lisandra, tiveram parecer favorável da promotora Maria Fernanda Cassol Moreira e foram autorizados pela juíza Fernanda Rezende Spenner.

     

    Outra ordem foi efetuada em Vera Cruz | Foto: Cristiano Silva/Grupo Arauto

     

    Além dos dois presos, uma ordem judicial de captura foi expedida para um outro homem, de 21 anos, apontado como mentor do bando. Buscas foram realizadas nesta sexta, mas ele não foi encontrado, entrando na condição de foragido da Justiça.

    A investigação da Polícia Civil identificou ainda um quarto envolvido, de 55 anos, que foi o receptador ao adquirir o fumo furtado dos criminosos. Por ora, este permanece em liberdade. Os dois presos preventivamente terminaram conduzidos ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.

    Os nomes dos investigados não foram revelados. Quem tiver informações que possam auxiliar a polícia, deve entrar em contato pelo telefone (51) 9 8416 7934, que também é WhatsApp. Esse mesmo número pode ser usado pela comunidade para denunciar crimes. O sigilo é mantido.

    Leia também