Atenção redobrada

Especialista orienta aposentados a conferirem extratos do INSS após descoberta de fraude

Publicado em: 25 de abril de 2025 às 15:00 Atualizado em: 25 de abril de 2025 às 15:10
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: MARCELLO CASAL JR/Reprodução/AGÊNCIA BRASIL
    compartilhe essa matéria

    Golpe consistia na inserção de descontos de mensalidades de entidades, associações e sindicatos nos pagamentos dos beneficiários

    Uma operação da Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrada, na última quarta-feira (23), revelou uma fraude milionária envolvendo descontos indevidos de benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O golpe, que vinha ocorrendo desde 2013, consistia na inserção de descontos de mensalidades de entidades, associações e sindicatos nos pagamentos dos beneficiários, sem o consentimento das vítimas.

    Os valores dos descontados, que variavam entre R$ 30 e R$ 80, muitas vezes passavam despercebidos pelos aposentados e pensionistas. A fraude foi descoberta após uma investigação iniciada em 2023, que revelou a atuação de criminosos que utilizavam assinaturas falsificadas e outros artifícios para simular a autorização dos beneficiários para os descontos.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a advogada Michele Rüdiger, especialista em Direito Civil e Previdenciário, orientou os aposentados e pensionistas a conferirem regularmente seus extratos de pagamento para identificar possíveis descontos indevidos. “Se o valor não veio certo, eu indico entrar no aplicativo e verificar o que foi descontado”, reforçou. Em caso de abatimentos não reconhecidos, a vítima pode recorrer a três opções. A primeira sugestão é solicitar a exclusão da mensalidade associativa por meio do aplicativo Meu INSS. A segunda é entrar em contato pela central 135 ou buscar imediatamente o INSS para solicitar a exclusão e o ressarcimento dos valores.

    Conforme a especialista, o prazo para reaver o prejuízo é de cinco anos. O primeiro passo a seguir é solicitar a exclusão da mensalidade, após o recomendado é procurar um advogado (a) para entrar com pedido de devolução dos valores perdidos.

    Ouça a entrevista na íntegra:

    Leia também