Região

Corede realiza primeira assembleia geral para tratar sobre Consulta Popular na região

Publicado em: 25 de abril de 2018 às 18:32 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:04
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
  • Foto: Assessoria de Imprensa/ Jacson Stulp/ Divulgação

Ação mobilizou 23 municípios para a votação das prioridades para o Vale do Rio Pardo, em junho

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) realizou nesta quarta-feira (25), a primeira assembleia geral regional para desencadear o processo da Consulta Popular na região. O encontro ocorreu na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e contou com a participação de mais de cem entidades representativas.

A assembleia foi conduzida pelo presidente do Corede/VRP e vice do Fórum de Coredes do Rio Grande do Sul, Heitor Álvaro Petry, e contou com a presença do coordenador estadual da Consulta Popular, Teonas Fabiano Baumhardt.

Houve a apresentação da metodologia da Consulta Popular de 2018 e foi constituída a comissão regional composta por nove integrantes, sendo três representantes do Estado, do Corede e da sociedade.

ELEITOS

Os representantes eleitos foram dos Órgãos do Estado, Mariluce dos Reis, da 13a Coordenadoria Regional da Saúde; Maurício Dellamea, do comando Regional do Corpo de Bombeiros; Edina Elena Moreira, da Brigada Militar; do Corede VRP, Paulo Mans; Beatriz Helena Funck Rosauro, e Bruno Eugênio Mahl; e da Sociedade Civil Organizada, Jeferson Klunk, do Sicredi; Salete Faber, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul; e Silvano de Gaspari, vice-prefeito de Ibarama.

Também houve o debate e aprovação para a realização de assembleias municipais, com eleição de delegados para a assembleia geral ampliada. Elas serão realizadas até 22 de maio, onde são escolhidos cinco projetos entre os 39 apontados como prioritários. Já nos dias 22 e 23 de maio serão realizadas as assembleias microrregionais, onde serão  escolhidos cinco

projetos entre todos os que vierem como sugestão dos Comudes. No dia 22 de maio será no a assembleia do Centro Serra, na Câmara de Sobradinho e, no dia 23, em Santa Cruz do Sul.

ASSEMBLEIA

No dia 28 de maio será realizada a assembleia regional ampliada em Santa Cruz, na Unisc, para as definições finais, como os percentuais de recursos destinados a cada um dos projetos eleitos e o número de projetos a serem eleitos, serão definidos nesta etapa. O Vale do Rio Pardo terá disponível o valor de R$ 2.902.629,78 para a Consulta Popular 2018/2019.

O presidente do Corede, Heitor Petry, faz uma avaliação positiva da assembleia. “Definimos algumas situações importantes para os próximos passos, em especial a alteração em relação às assembleias dos Comudes, que terão que ser realizadas até o dia 22, quando realizaremos as microrregionais”, observou.

Segundo o coordenador estadual da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, o Governo do Estado aumentou para R$ 80 milhões os recursos a serem empenhados na próxima Consulta Popular. “Temos uma premissa no Governo que é votar recursos que conseguirão ser empenhados e pagos. E ao longo dos 23 anos de história do processo de Consulta Popular conseguimos nos últimos anos pagar 100% dos projetos que foram elencados como prioritários pelas regiões, o que é um ganho muito grande”, observa.