Geral

Aprovada unificação do videomonitoramento em Santa Cruz

Publicado em: 25 de abril de 2017 às 17:14 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:42
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa do GGIM abre caminho para criação da sala intregada de comando e controle

    intregrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), reunidos na manhã desta terça-feira (25), na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, avançaram nas tratativas sobre a criação de uma sala integrada de videomonitoramento, comando e controle no município. A iniciativa se dará através da ampliação da atuação da Guarda Municipal na segurança da cidade, em colaboração ao trabalho da Polícia Civil e da Brigada Militar.

    Tomando posição diversa do que se pensava até então, o sistema adotado até hoje, onde o espelhamento do videomonitaramento realizado pela Brigada Militar e pela Guarda Municipal possuem as mesmas imagens, porém em salas diversas, está com os dias contados. A ideia é criar uma sala integrada onde, além da Brigada e da Guarda, haverá espaço para a Polícia Civil, agentes de trânsito e outras forças que queiram aderir.

    Conforme o secretário de segurança do município, Henrique Hermany, a ideia é unir esforços para dar uma maior resposta a comunidade neste momento de insegurança. “Mesmo que Santa Cruz ainda tenha índices favoráveis em relação ao restante do estado, não podemos perder o foco em nos manter num patamar acima das demais cidades e para isso a união é fundamental”, salienta.

    Em outro ponto importante da reunião, ficou acertado que nos próximos dias, por sugestão do coordenador da Guarda Municipal, Estor Iochims, o posto da 1ª Cia da BM, situado na esquina das ruas Marechal Floriano e Ramiro Barcelos (Praça Getulio Vargas), passará a ser compartilhado com a guarda. A estrutura será o primeiro local onde as forças de segurança estarão juntas, justamente por ser uma área central, comercial e de grande fluxo de pessoas, visando ampliar a sensação de segurança na comunidade.

    Para o responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo, o tenente-coronel Valmir José dos Reis, a iniciativa representa “o marco operacional da cooperação das forças de segurança do município”. A partir das decisões tomadas na reunião, o próximo passo da Secretaria Municipal de Segurança é procurar cada uma das instituições envolvidas, ajustando os protocolos de atuação para que a integração entre as forças comece a aparecer na prática.