Assinatura do termo de cooperação ocorreu no auditório 2, e contou com a presença de autoridades, representantes da cadeia produtiva e pesquisadores
O Projeto Solo Protegido, uma iniciativa conjunta do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Embrapa Clima Temperado, foi lançado nesta terça-feira, (25), durante a Expoagro Afubra. A assinatura do termo de cooperação ocorreu no auditório 2, e contou com a presença de autoridades, representantes da cadeia produtiva e pesquisadores da Embrapa.
Com um cronograma de cinco anos, o projeto visa diagnosticar e promover a qualidade do solo em unidades produtoras de tabaco no Sul do Brasil. A iniciativa envolve a coleta de amostras em 33 propriedades de 11 microrregiões, permitindo uma análise detalhada dos aspectos físicos, químicos e biológicos do solo. Além disso, os especialistas avaliarão os estoques de carbono presentes, buscando soluções sustentáveis para a manutenção da fertilidade e conservação do solo.
Além do diagnóstico e das recomendações de manejo, o projeto prevê capacitações para produtores e orientadores técnicos, utilizando propriedades de referência como espaços para demonstração prática dos resultados. Também será estruturado um banco de dados com informações detalhadas sobre os atributos do solo, permitindo um suporte técnico mais eficiente para intervenções futuras.
Leia também
Notícias relacionadas

ÁUDIO: ouça o podcast sobre o primeiro ano da enchente em Vera Cruz
Cidade chegou a ficar isolada do restante da região após problemas estruturais em três rodovias

Vera Cruz busca transformar desafios da enchente em aprendizado e prevenção
Estudos técnicos com base nos pontos atingidos estão entre as ações adotadas

A união faz a força: Vera Cruz mostrou significado do ditado na prática
Mobilização envolveu moradores, voluntários, empresas privadas e o poder público

Avança recuperação do acostamento da ERS-409 um ano após as enchentes
Projeto de construção da ciclofaixa, conforme Executivo, também se mantém