A Páscoa Cristã é a festividade mais importante para o cristianismo, pois lembra a ressurreição de Jesus Cristo
Quando eu era jovem, a quaresma, período de 40 dias que antecede a Semana Santa, era marcada pela contrição e jejum. Nem pensar em realizar bailes e festas. Abstinência de carne na quarta-feira de cinzas e em todas as sextas feiras era obrigatória.
Hoje já acontecem desfiles, enterro dos ossos e já vi até quermesse em comunidade do interior.
A tradição judaico-cristã tem significados diferentes.
Conhecida pelos judeus como Pessach, que significa passagem, a Páscoa Judaica é uma tradição milenar, que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.
A Páscoa Cristã é a festividade mais importante para o cristianismo, pois lembra a ressurreição de Jesus Cristo.
A quaresma é a preparação para a Páscoa. Tempo de meditação e penitência para os cristãos.
O termo Quaresma é a forma na língua portuguesa para referir-se a esse período do calendário cristão. Deriva da palavra quarenta, cuja origem vem de quadragesima, no latim. Outros idiomas, derivados do latim, como o espanhol, o italiano e o francês, têm palavras parecidas para nomear a tradição.
Em seu período de pregação, a pedido dos apóstolos, Jesus ensinou-os como rezar. Uma oração simples aparece no Evangelho de Mateus e no Evangelho de Lucas, seguindo sua origem judaica do Amidá dos hebreus, hoje rezada em todas as missas e cultos.
Mas como ficaria essa oração se fosse o próprio Deus a rezá-la? Por sua beleza, transcrevo-a embora não tenha conseguido identificar sua autoria:
“Meu filho que estás na Terra,
preocupado, solitário, desorientado…
Eu conheço perfeitamente o teu nome,
e o pronuncio, santificando-o, porque te amo.
Não, não estás só, mas habitado por mim
e juntos construiremos este Reino,
do qual tu és herdeiro.
Gosto que faças a minha vontade,
porque minha vontade é que tu sejas feliz.
Conta sempre comigo
e terás o pão para hoje.
Não te preocupes.
Só te peço que saiba compartilhá-lo com teus irmãos.
Sabes que em Cristo perdoei todas as tuas ofensas
antes mesmo que as cometesses,
e continuo a perdoar-te sempre que me pedes;
Por isso,
te peço que faças o mesmo
com os que te ofendem.
Pra que nunca caias na tentação,
toma forte a minha mão
e eu te livrarei do mal.
Te amo sempre!
Teu Pai.
Notícias relacionadas

Muito grito e pouca lã
Lembrei dessas belas lembranças da juventude ao ver esta semana uma antiga expressão, que se ouvia muito em julgamentos pelo júri, relativa à tosquia de ovelhas

Por Moacir Leopoldo Haeser

O júri do século
O julgamento culminou com a condenação do réu pelos jurados, que reconheceram as atenuantes da menoridade e ter agido sob a influência de violenta emoção por ato injusto da vítima

Por Moacir Leopoldo Haeser

Aberratio Ictus
É a expressão jurídica em latim que indica situações em que o autor erra o alvo, atingindo pessoa diversa, ou ambas

Por Moacir Leopoldo Haeser

O poder do juiz
Um dos conselhos que ouvi de meu pai é que o Juiz não deve usar todo o poder que tem pois, em algum momento, pode precisar realmente usar e descobrir que já não o tem mais
