Presidente da Afubra também criticou as mudanças na legislação do Proagro
A 23ª edição da Expoagro Afubra iniciou, nesta terça-feira (25), em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Considerada a maior feira voltada para a agricultura familiar do país, o evento reúne produtores, expositores e autoridades do agronegócio durante quatro dias.
Antes da abertura oficial, em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Drescher, destacou a importância do tabaco para a estabilidade econômica dos pequenos agricultores. “O tabaco muitas vezes salva a pátria”, afirmou, enfatizando o papel da cultura no pagamento de contas e na garantia da renda mínima para as famílias produtoras.
O evento, que acontece de 25 a 28 de março, marca também a comemoração dos 70 anos da Afubra. Drescher comemorou o longo período de atuação da associação e evidenciou a trajetória consolidada. “Isso está cada vez mais confirmado dentro deste trabalho de trazer tecnologias, inovações e oportunidades para os agricultores. O nosso compromisso se reafirma com a agricultura familiar. Então, é um propósito a ser cumprido, é o nosso dever cada vez fazer isso acontecer”, salientou.
Drescher também criticou as mudanças na legislação do Proagro, que prejudicam os agricultores que enfrentam eventos climáticos adversos. Ele defendeu a manutenção do sistema de auxílio mútuo da Afubra, que garante segurança e estabilidade financeira aos produtores associados.
Notícias relacionadas

Instituto Crescer Legal participa do IV Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural
Evento teve como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelas entidades e empresas apoiadoras do Espaço de Inovação do Agro, na Expoagro Afubra

Eficiência e sustentabilidade na produção leiteira são destaques do Espaço Casa da Emater
São abordados temas como manejo de pastagens e bem-estar animal

Audiência pública na Expoagro discute mudanças urgentes no Proagro e securitização das dívidas rurais
Encontro reuniu representantes do setor agropecuário e lideranças políticas

Produtor destaca o papel fundamental do tabaco para sustentação econômica
Orlandino da Costa trabalha no campo há 52 anos