Espaço Casa da Emater realiza oficinas diárias às 10h30 e 15h
A casa da avó sempre traz boas lembranças, muitas vezes memórias afetivas de alguns sabores. Neste ano, a Cozinha Show no Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra, em Rio Pardo, tem a proposta de resgatar receitas antigas, mas também apresentar pratos novos. Durante os quatro dias de feira, ocorrem oficinas às 10h30 e 15h, de panqueca de mandioca e cenoura, de cuca, de barra de cereal e de geleia de frutas vermelhas. Além de acompanhar o preparo das receitas, o público visitante pode degustá-las, além de levar o Jornal da Emater/RS-Ascar, onde está a descrição das receitas.
Conforme a coordenadora da parcela, Cristiele Fagundes, as oficinas vão contar com a participação de convidados assessorados pela Emater/RS-Ascar, nos municípios: uma cooperativa de jovens de Jacuizinho, uma jovem de Arroio do Tigre, uma “nova agricultora” (família urbana que foi para o meio rural) e uma senhora de 70 anos de etnia alemã, que apresentarão receitas que as avós faziam e também pratos que contemplam questões alimentares como restrições ao glúten e ao leite. “O espaço foi idealizado dessa maneira, contemplando e valorizando as receitas mais antigas dos nossos antepassados, pensando na questão dos 70 anos de história da Emater/RS-Ascar na agricultura do RS, que é celebrado em junho, e também na inovação dos jovens trabalhando junto a esses novos agricultores”, frisa a extensionista.
No espaço externo da Cozinha, objetos expostos lembram como eram as cozinhas das avós. “Extremamente importante a questão das memórias afetivas. Então tem toda essa ideia de resgatar e trazer o carinho que se tem pelos nossos antepassados”, ressalta. A Expoagro Afubra segue até sexta-feira (28). No Espaço Casa da Emater são 20 parcelas com temas diversos, apresentados ao público.
Oficinas diárias às 10h30 e 15h:
- Quarta-feira (26/03): Cuca
- Quinta-feira (27/03): Barra de cereal
- Sexta-feira (28/03): Geleia de frutas vermelhas
Notícias relacionadas

ÁUDIO: ouça o podcast sobre o primeiro ano da enchente em Vera Cruz
Cidade chegou a ficar isolada do restante da região após problemas estruturais em três rodovias

Vera Cruz busca transformar desafios da enchente em aprendizado e prevenção
Estudos técnicos com base nos pontos atingidos estão entre as ações adotadas

A união faz a força: Vera Cruz mostrou significado do ditado na prática
Mobilização envolveu moradores, voluntários, empresas privadas e o poder público

Avança recuperação do acostamento da ERS-409 um ano após as enchentes
Projeto de construção da ciclofaixa, conforme Executivo, também se mantém