Geral

Com nomeação de comitê, Santa Cruz avança na criação de plano para redução de riscos de desastres

Publicado em: 25 de março de 2025 às 07:00
  • Por
    Redação Grupo Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Arquivo Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Decreto foi publicado no diário oficial desta segunda-feira

    Um decreto publicado no diário oficial desta segunda-feira (24) nomeia o Comitê Gestor de Redução de Riscos de Desastres (CGRRD) de Santa Cruz do Sul. Com a escolha dos nove titulares e a mesma quantidade de suplentes, se avança na criação do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) – documento que auxilia no gerenciamento de ameaças e identifica soluções que devem ser adotadas em obras de engenharia e de realocação de pessoas.

    Santa Cruz é um dos dez municípios brasileiros que recebem financiamento de R$ 7,5 milhões do Ministério das Cidades. Além da Terra da Oktoberfest, foram selecionados Bento Gonçalves (RS), Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Paulista (PE), Teresina (PI), Rio Branco (AC) e Rio do Sul (SC). As atividades para elaboração dos planos começaram no final do ano passado e tem previsão de serem concluídas até 2026.

    Com a cooperação técnica, o objetivo do governo federal é reduzir as vulnerabilidades da população de risco e contribuir para prevenção de desastres no país. Os integrantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estão desde outubro do ano passado realizando um levantamento das áreas sujeitas a inundações, deslizamentos e outros perigos. A expectativa é que o levantamento seja entregue em novembro.

    Além de um diagnóstico completo com as áreas de risco, constará a estimativa de populações atingidas e serão apresentadas sugestões de intervenções necessárias, de curto, médio e longo prazos, para atenuação dos riscos. Alguns resultados já foram apresentados ao prefeito durante o encontro. O levantamento apontou 130 setores considerados áreas risco para deslizamentos, inundações e outros perigos.

    Após a etapa de campo, iniciam os trabalhos de escritório, com a criação de mapas temáticos para a identificação das áreas onde serão sugeridas obras de alto e muito alto risco e mensuradas interferências de infraestrutura. Também está prevista a realização de um estudo de suscetibilidade natural do relevo, o que vai auxiliar o município na atualização do plano diretor, permitindo aos gestores planejar melhor o crescimento da cidade.

    Conheça o grupo que compõe o Comitê Gestor de Redução de Riscos de Desastres:

    • Gabinete do Prefeito: Cristian Skopinski
    • Gabinete do Vice-Prefeito: César Eduardo Bonfanti
    • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão: Maria Cristina Theisen Dettenborn
    • Secretaria Municipal de Habitação: Marco Meira dos Reis Schmidt
    • Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade: Rafaela Luiza Baierle
    • Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura: Roseli Maria Brochier Kist
    • Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana: Márcio Alexandre Nicknig
    • Secretaria Municipal de Saúde: Yago Krüger Calabrese
    • Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito: Reginaldo Martins Brito de Campos