Número representa aumento de 5,6% em relação ao ano anterior
O Rio Grande do Sul registrou, e 2024, a realização de 1.634 transplantes de órgãos. O número representa um aumento de 5,6% em relação aos 1.546 transplantes do ano anterior.
De acordo com a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde (SES), foram 26 transplantes de coração, 35 de pulmão, 134 de fígado, 557 de rim e 882 de córnea. Também foram realizados 1.504 transplantes de tecidos. Exceto pelo transplante de fígado (142), todos os números do ano passado superam os de 2023.
Foram feitas ainda 780 notificações por morte encefálica, indicando possíveis doadores, com 194 doadores efetivos, nos quais foi possível a retirada de algum órgão. Embora abaixo dos registros de 2023 (838 notificações e 285 doadores efetivos), o percentual de 24% das notificações que se tornam doações supera a média nacional, de 19%.
O número de doadores efetivos também é praticamente igual ao de 2022 (197), superando 2021 (161) e 2020 (182). Já o número de notificações foi o segundo maior desde 2017, quando foram registradas 789 ocorrências.
A calamidade foi um empecilho para a rede de transplantes, afetando a circulação de pacientes e de órgãos. Em maio de 2024, as inundações também tiraram, temporariamente, o Rio Grande do Sul da rede nacional de envio e recebimento de órgãos e tecidos para transplantes. Mesmo assim, os transplantes não deixaram de ocorrer mesmo no momento mais agudo da enchente.
“Mesmo no período de adversidade que enfrentamos durante a calamidade em 2024, foram realizados 40 transplantes de córnea, que tínhamos em estoque”, explicou o coordenador-adjunto da Central de Transplantes, James Cassiano. “No período das enchentes, fomos impactados pela dificuldade de acesso e de deslocamento nas cidades. Dada a circunstância daquele momento, fizemos uma regionalização para atender às demandas. Houve ainda um momento em que tivemos de ficar sem captação, mas em seguida retornamos”, disse.
Notícias relacionadas
Obras do Calçadão da Floriano começam nesta segunda-feira
Informação foi confirmada pelo secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, à Arauto News
“Nós continuaremos trabalhando”, afirma CEO da Unicruz Tabaco
Nas redes sociais, através de um vídeo, empresa se manifestou sobre o incêndio
Emei Vó Olga inicia atendimento parcial em 3 de fevereiro
Limpeza do prédio e pintura são alguns dos serviços em andamento para deixar educandário em condições de receber as crianças
Qual é o teu dom? Quais são os teus talentos?
Dar sentido à vida tem sido o grande objetivo das pessoas e é importante percebermos que não se trata de querer fazer coisas gigantescas