Implantação da estrutura que prevê trilhas e espaços de educação ambiental está em tramitação no Governo do Estado
O sonho da criação de um Jardim Botânico em Vera Cruz está mais próximo de se tornar realidade. O projeto está em desenvolvimento desde 2003 e as tratativas vêm ocorrendo mediadas pelo biólogo e professor Jair Putzke. Durante a entrevista à Arauto News, o pesquisador relembrou como surgiu a iniciativa. “Enquanto eu ainda era professor da Universidade de Santa Cruz do Sul junto com o professor Andreas Köhler, a gente foi chamado pela prefeitura para atender uma proposta de criação de um parque ambiental numa floresta de nove hectares de extensão dentro da área urbana de Vera Cruz, o que é fantástico. E aí, em várias administrações, a gente correu atrás de montar, então saiu do papel, se adquiriu a área, a área está paga agora, está tudo dentro dos conformes quanto à regularização”, disse.
Segundo o biólogo, a estrutura em área central da Capital das Gincanas propicia aos estudantes e à comunidade em geral a visitação em segurança num mato com área cercada. Nesses nove hectares, para se ter uma ideia, existem 150 espécies de árvores nativas, “e isso é espetacular do ponto de vista científico”, frisou.
Para Putzke, o Jardim Botânico não precisaria ser só uma área de visitação, mas também de pesquisa. Ele já visitou diversos Jardins Botânicos pelo mundo e toda essa experiência e referência acumulada reforçam o desejo de implantar a estrutura no seu município. No Rio Grande do Sul só há cinco Jardins Botânicos.
É aspecto cultural da região de colonização alemã o cultivo de jardins e o biólogo comentou como é bom estar entre as plantas e ao apreciar o chimarrão na companhia da mãe, ele se deparou com um beija-flor junto a um brinco-de-princesa, planta símbolo do Rio Grande do Sul. “Onde temos mais para abastecer o beija-flor? No Jardim Botânico de Vera Cruz”, declarou.
O espaço fica localizado no bairro Araçá, entre as ruas Carlos Wild e Tomaz Gonzaga, ao lado do Parque da Feira da Produção. No momento, a instalação do Jardim Botânico depende da finalização do plano diretor e levantamento fitossociológico que será entregue ao Governo do Estado. Também é necessário garantir mais recursos para a instalação e manutenção da estrutura. Além de trilhas, espécies de animais e plantas presentes no local, Jair Putzke realizou a doação de seu museu particular em Vera Cruz para o Jardim Botânico. A coleção conta com cerca de 40 dinossauros e estruturas com o objetivo de atrair os jovens.
Notícias relacionadas

Poetter Informática e Energia Solar: 25 anos oferecendo soluções inteligentes em Santa Cruz
Empreendimento fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1444, no Bairro Goiás

Unisc marca presença na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional
Vice-reitora e coordenador da Assessoria Internacional participaram da programação

Anatel e Ancine fazem acordo para combater pirataria de filmes e séries
Agências intensificarão fiscalização e bloqueio de plataformas ilegais

Prefeitura de Santa Cruz planeja ampliar rede de luz trifásica no interior
Secretaria de Agricultura deseja criar projetos para melhorar as condições de vida e trabalho dos produtores rurais