Espaços terão um pequeno histórico descritivo sobre o imóvel e seu acervo
Rio Pardo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, desenvolveu o projeto denominado Placa de Identificação do Patrimônio Histórico de Rio Pardo. Na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito Rafael Barros acompanhou o Secretário de Cultura e Turismo, Alexandre Bitencourt, até a Igreja São Francisco, onde foi colocada a primeira placa de identificação.
Segundo o secretário, as placas serão fixadas nas fachadas frontais dos prédios e casas históricas, contendo um pequeno histórico descritivo sobre o imóvel e seu acervo e, terão dois textos, um em português e outro em espanhol, visto que a cidade recebe turistas dos países vizinhos, como Argentina e Uruguai. Ele informou também, que na continuidade serão anexadas mais placas. Empresas locais que tiverem interesse em colaborar para a confecção das mesmas, podem entrar em contato com a pasta.
De acordo com o prefeito Rafael Barros, o Projeto Placa de Identificação do Patrimônio Histórico de Rio Pardo visa facilitar aos turistas e munícipes, o acesso às informações e identificação dos prédios – Patrimônio Histórico – e seu acervo, bem como, locais de valor histórico da cidade, valorizando parte importante da história do Rio Grande do Sul e Brasil.
Projeto
O secretário Alexandre, o professor Fernando Lopes e equipe, criaram o Projeto Placa de Identificação do patrimônio Histórico de Rio Pardo. Foram três meses para os trabalhos de concepção, conclusão e execução do projeto, que contou na fase de correção, com o auxílio de duas professoras e historiadoras da cidade. A pesquisa trouxe o conhecimento da Lei Nº 12.003/2003 que declara integrante do Patrimônio Cultura do Estado, uma determinada área da cidade de Rio Pardo, considerada de valor histórico, onde fazem parte algumas ruas e prédios históricos, a Ponte sobre o Rio Pardo, as Capelas da Imaculada Bela Cruz, Imaculada Conceição, São Nicolau, entre outros, como também, a Capela do Cemitério Municipal, que foi restaurada no final de 2017, pela Administração Municipal.
Novos horários de funcionamento dos principais pontos turísticos no período de férias:
- Igreja da Matriz – Terça-feira a Sábado
Manhã: 8h30min – 11h30min
Tarde: 14h – 17h
Domingos: 15h – 18h
- Igreja São Francisco de Assis – Terça-feira a Sábado
Manhã: 8h30 – 11h30min
Tarde: 14h – 17h
Domingos: 15h -18h
- Memorial do Museu Barão do Santo Ângelo – Sediado no Centro Regional de Cultura – Segunda-feira à sexta-feira:
Manhã: 8h30min – 11h30min
Tarde: 14h – 17h
- Museu do Zoo – Animais Taxidermizados e Arquivo Histórico Municipal – Segunda-feira à sexta-feira:
Turno único – 8h – 14h
O atendimento turístico foi ampliado também para ocorrer aos domingos. A visita aos demais pontos podem ser agendados com as Agências de Turismo da cidade. Informações sobre os pontos turísticos e eventos, entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo – (51) 3731-1225.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade