O Padre Roque Hammes é o convidado do Arauto Atualidades desta segunda
No Arauto Atualidades desta segunda-feira (24), véspera de Natal, o Coordenador de Pastoral da Diocese de Santa Cruz do Sul, Padre Roque Hammes, fala sobre o sentido do Natal.
Cristo vem morar conosco: abra a porta!
Durante as quatro semanas do Advento, a Igreja Católica no Rio Grande do Sul repetiu, muitas vezes, o alerta: “Ele vem morar conosco”.
O Menino Jesus veio a primeira vez há 2018 anos atrás, numa abandonada gruta dos arredores de Belém. A partir de lá, apesar de muitas pessoas ainda pensarem que Deus segue pairando nas alturas, Ele não mais se afastou da humanidade. Conforme nos diz o Evangelho de João, “Ele se fez carne e habita entre nós” (Jo ,1,14). Ou, em outros termos, “Ele armou a sua tenda em nosso meio”.
Ele, o Menino Jesus, pode ser visto nas pessoas que sofrem e pedem acolhida. Pode ser visto nas crianças e anciãos abandonados, nas mães que choram a prematura perda dos filhos, nas mulheres e nos homens desempregados, nas famílias sem casa para morar; nos doentes que estão padecendo nos hospitais; nos jovens que se entregam a um amor sem consequências; nas pessoas que perderam o sentido para suas vidas, nos grupos que se unem para lutar por vida digna para todos…
Ele, o Menino Jesus, pode ser buscado na Celebração da Eucaristia, nas orações feitas na comunidade, no aconchego do lar, ao redor do presépio, na escuridão de um quarto ou nos agitos do trânsito.
Pode ser revelado através de um pequeno gesto de amor, de um afetuoso abraço, um aperto de mão, uma palavra de ânimo, um ato de perdão ou um pedaço de pão partilhado.
Para que o Menino Jesus possa ocupar o seu espaço em nosso coração, em nossos lares, nas comunidades e em nossas cidades, é preciso que lhe abramos a porta. O Menino Jesus só entra nas casas em que a porta estiver aberta e onde houver disposição em acolhê-lo.
A todos os amigos e a todas as amigas, desejamos, em nome da Diocese de Santa Cruz do Sul, um Feliz e Abençoado Natal.
Pe. Roque Hammes
Assessor de Comunicação da Diocese
Notícias relacionadas

Audiência pública esclarece sobre obras e a segurança da barragem
Prefeito informou que a altura da taipa terá uma margem de segurança de aproximadamente três metros acima do nível da água, tendo sido as cotas revisadas após as enchentes de 2024

A sabedoria do tempo
Um empresário, conhecido por sua serenidade e habilidade em resolver problemas, revelou sua forma de agir. Em sua mesa, havia três gavetas, cada uma com um ensinamento sobre como lidar com desafios. Na primeira, estava escrito: Resolver em tempo. Na…

Mutirão do IGP em Santa Cruz antecipa atendimento devido à grande demanda; veja
Ação de emissão de carteiras de identidade tem longas filas no primeiro dia

TCU lança consulta pública para avaliar as pontes do país
Manifestação pode ser feita de forma anônima ou identificada