Geral

Coleta Seletiva recolhe mais de 400 toneladas de lixo em Vera Cruz

Publicado em: 24 de dezembro de 2016 às 11:59 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:21
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Serviço começou a ser feito no município no ano de 2012

    Desde o segundo semestre de 2012, Vera Cruz conta com coleta seletiva do lixo, havendo cobertura total na cidade desde dezembro do mesmo ano. Devido à expansão habitacional do município é possível perceber que a quantidade de resíduos, rejeitos e orgânicos também aumentou de lá para cá. Mas graças ao trabalho realizado pela Conesul – que recolhe o lixo normal – e a Associação Comunitária de Catadores e Trabalhadores do Lixo (Acotrali) – que recolhe os materiais recicláveis, o lixo ganha o destino correto.

    De acordo com o coordenador da coleta seletiva da associação, Nelson Alves da Silva, em 2012 foram recolhidas 47 toneladas de lixo reciclável. Em 2016 foram 402 toneladas, em que se soma o recolhimento feito pela Acotrali em parceria com o município e de forma independente pela própria associação.

    A separação dos tipos de lixo auxiliou, e muito, para a diminuição do lixo normal, coletado pela Conesul, se comparado ao crescimento da população, conforme aponta o coordenador do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), Ricardo Konzen. Em 2012  foram recolhidas cerca de 3,2 mil toneladas, enquanto que em 2016 foi em média 3,8 mil toneladas. “Vera Cruz cresceu muito. Se olharmos por este lado, o volume recolhido não é tão significativo. No entanto, o custo do serviço é muito alto”, aponta. “Em 2012, desde agosto até o final do ano, foram gastos R$ 644 mil com a coleta de lixo feita pela Conesul. Em 2016, o valor ultrapassou R$ 1,3 milhão, exemplifica.

    Confira a matéria completa na edição impressa deste sábado, do Nosso Jornal.