Serviço começou a ser feito no município no ano de 2012
Desde o segundo semestre de 2012, Vera Cruz conta com coleta seletiva do lixo, havendo cobertura total na cidade desde dezembro do mesmo ano. Devido à expansão habitacional do município é possível perceber que a quantidade de resíduos, rejeitos e orgânicos também aumentou de lá para cá. Mas graças ao trabalho realizado pela Conesul – que recolhe o lixo normal – e a Associação Comunitária de Catadores e Trabalhadores do Lixo (Acotrali) – que recolhe os materiais recicláveis, o lixo ganha o destino correto.
De acordo com o coordenador da coleta seletiva da associação, Nelson Alves da Silva, em 2012 foram recolhidas 47 toneladas de lixo reciclável. Em 2016 foram 402 toneladas, em que se soma o recolhimento feito pela Acotrali em parceria com o município e de forma independente pela própria associação.
A separação dos tipos de lixo auxiliou, e muito, para a diminuição do lixo normal, coletado pela Conesul, se comparado ao crescimento da população, conforme aponta o coordenador do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), Ricardo Konzen. Em 2012 foram recolhidas cerca de 3,2 mil toneladas, enquanto que em 2016 foi em média 3,8 mil toneladas. “Vera Cruz cresceu muito. Se olharmos por este lado, o volume recolhido não é tão significativo. No entanto, o custo do serviço é muito alto”, aponta. “Em 2012, desde agosto até o final do ano, foram gastos R$ 644 mil com a coleta de lixo feita pela Conesul. Em 2016, o valor ultrapassou R$ 1,3 milhão, exemplifica.
Confira a matéria completa na edição impressa deste sábado, do Nosso Jornal.
Notícias relacionadas
Brasil atinge marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis
Dado consta do anuário produzido pela Kaya Mind divulgado nessa terça
A Importância da prática de esportes
Mover o corpo é alimentar a alma. Cada passo dado, cada respiração mais acelerada e cada gota de suor refletem o poder de superar limites. A prática de esportes ensina sobre disciplina, resiliência e, acima de tudo, autoconhecimento. O corpo,…
Comunidade pode adotar bolinhas do Natal das Marias
São 62 crianças dos bairros São Francisco, Boa Vista, Rincão da Serra, Cipriano de Oliveira, Arco-Íris, Bom Jesus e Leopoldina
Violência aumenta risco de internação psiquiátrica entre jovens
Estudo foi feito pela Fiocruz Bahia e Universidade de Harvard