A guarnição ambiental constatou que o caminhão não possuía a licença obrigatória da Fepam para o transporte de piche
Na noite de quarta-feira (23), por volta das 21h30min, a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul foi chamada pelo 2º Batalhão Rodoviário para atender a um acidente envolvendo um caminhão utilizado na aplicação de piche em pistas asfálticas, que capotou no quilômetro 87 da RSC-287, nas proximidades do pedágio de Venâncio Aires. O acidente resultou no vazamento de piche e combustível na vegetação lateral.
Segundo as informações iniciais, o motorista perdeu o controle ao tentar desviar de um automóvel que realizava uma ultrapassagem, resultando no capotamento do caminhão. O condutor foi encaminhado ao hospital com ferimentos leves e está em recuperação.
Após uma análise preliminar, a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul acionou o Plano de Contingência para acidentes com transporte de produtos químicos, em razão do vazamento de materiais na área. A guarnição ambiental constatou que o caminhão não possuía a licença obrigatória da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para o transporte de piche, o que infringe o artigo 56 da Lei 9605/98.
Na manhã desta quinta-feira (24), às 6h30min, foi informado que a empresa AMBIPAR, especializada em gerenciamento e remoção de resíduos, já executou os procedimentos exigidos pela Fepam e está aguardando o guincho da concessionária para a remoção do caminhão tombado. Um representante da empresa proprietária do veículo compareceu ao local e está acompanhando as ações.