Polícia

Ampliação do Presídio Feminino de Rio Pardo será feita com mão de obra prisional

Publicado em: 24 de outubro de 2022 às 14:49 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:12
  • Por
    Milena Luiza Hanzen Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Obras das salas para atendimento médico começam nesta semana

    O Presídio Feminino de Rio Pardo irá contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) a partir do próximo ano. Através de um convênio dos governos federal e estadual com a prefeitura, serão construídas salas de atendimento médico e odontológico no pátio da casa prisional. A ampliação – que ainda conta com recursos do Conselho da Comunidade e auxílio do Poder Judiciário – inicia nesta semana e será realizada com mão de obra prisional. 

    Até o momento, os presídios de Lajeado, Santa Cruz e Venâncio Aires – que integram a 8ª região da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) – já contam com UBS's. Segundo a delegada penitenciária Samantha Longo, a iniciativa tem sido benéfica não só para as forças de segurança, mas também para a comunidade. "Se o privado de liberdade tiver necessidade de um atendimento médico, nós vamos precisar acessar a rede pública externa junto com a comunidade. Mas quando temos uma UBS dentro de uma casa prisional, conseguimos resolver os casos de baixa e média complexidade, sem precisar estar com outras pessoas, trazendo mais agilidade e segurança", explica.

    Ainda, segundo Samantha, a implantação de unidades básicas de saúde nas casas prisionais tem tido uma grande aceitação das prefeituras, que recebem os recursos do Governo Estadual e Federal para realizar os trabalhos.