Obras das salas para atendimento médico começam nesta semana
O Presídio Feminino de Rio Pardo irá contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) a partir do próximo ano. Através de um convênio dos governos federal e estadual com a prefeitura, serão construídas salas de atendimento médico e odontológico no pátio da casa prisional. A ampliação – que ainda conta com recursos do Conselho da Comunidade e auxílio do Poder Judiciário – inicia nesta semana e será realizada com mão de obra prisional.
Até o momento, os presídios de Lajeado, Santa Cruz e Venâncio Aires – que integram a 8ª região da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) – já contam com UBS's. Segundo a delegada penitenciária Samantha Longo, a iniciativa tem sido benéfica não só para as forças de segurança, mas também para a comunidade. "Se o privado de liberdade tiver necessidade de um atendimento médico, nós vamos precisar acessar a rede pública externa junto com a comunidade. Mas quando temos uma UBS dentro de uma casa prisional, conseguimos resolver os casos de baixa e média complexidade, sem precisar estar com outras pessoas, trazendo mais agilidade e segurança", explica.
Ainda, segundo Samantha, a implantação de unidades básicas de saúde nas casas prisionais tem tido uma grande aceitação das prefeituras, que recebem os recursos do Governo Estadual e Federal para realizar os trabalhos.
Notícias relacionadas
Em comparação com 2024, RS termina primeiro mês do ano com queda nos índices de criminalidade
Latrocínios caíram pela metade e crimes como roubo a pedestre e de veículos também diminuíram
Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Santa Vitória
Ação da Brigada Militar aconteceu nesta quinta-feira
Morto em incêndio na Pasc, Vida Loca foi mandante de homicídio em Vera Cruz
Em entrevista à Arauto News, delegada Lisandra revelou detalhes de investigação que tramitou em sigilo por mais de dois anos
Brigada Militar de Venâncio Aires tem novo comandante
Tenente Velten se reuniu com prefeito Jarbas da Rosa e secretário Luciano Teixeira