Geral

MetSul alerta para possíveis temporais no Estado

24 de outubro de 2016
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Met Sul Meteorologia
  • Foto: MetSul Meteorologia
    compartilhe essa matéria

    O tempo não firma até quinta-feira com chance de chuva hoje, amanhã, quarta e quinta no território gaúcho

    Nuvens com chuva começam a dar sinais no começo da tarde desta segunda-feira (24) no Oeste do Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia alerta ainda para o risco de temporais no Rio Grande do Sul,  Escureceu com o avanço de uma nuvem de temporal no começo desta tarde em Alegrete. Ao mesmo tempo, outras áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido já provocam pancadas isoladas de chuva na Metade Norte do Estado. No restante desta segunda-feira, à medida que a atmosfera se instabiliza, pode chover na maioria das regiões gaúchas com possibilidade de trovoadas e alguns temporais isolados. De acordo com o MetSul Meteorologia, chove em Porto Alegre até o final do dia.

    O tempo não firma até quinta-feira no Estado com chance de chuva hoje, amanhã, quarta e quinta no território gaúcho. Não significa chuva o tempo todo, afinal são prováveis intervalos de tempo seco e com aberturas de sol, mas o tempo não firma e estará instável no período. Até quarta, o Estado estará sob influência de ar quente e úmido de origem tropical com a atuação de centros de baixa pressão que serão responsáveis pela instabilidade. Há risco de chuva localmente forte e temporais isolados de vento e granizo. Os volumes nestes quatro dias podem localmente superar os 100 mm em algumas localidades. Na quinta, centro de baixa pressão que pode apresentar características de ciclone extratropical atua ao Sul/Sudeste do Chuí e sua circulação de umidade ainda traz chuva para o Estado.

    Forte massa de ar frio para o fim de outubro ingressa no Rio Grande do Sul entre quinta e sexta-feira

    A chegada do ar frio na quinta se dará com vento, com rajadas de 60 km/h a 80km/h em muitas cidades, principalmente das Metades Sul e Leste do Estado mas que, em alguns pontos, podem atingir 80 km/h a 90 km/h. A massa de ar frio firma o tempo na sexta e a semana terminará com sol e madrugadas frias. 

    Vídeos curtos