A partir de 1º de outubro, uma novidade importante chega para os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Venâncio Aires. De acordo com a coordenadora da Sala do Empreendedor, Liliane Wagner, todos os MEIs em atividade e que são contribuintes do ICMS terão sua Inscrição Estadual (IE) gerada automaticamente.
A Receita Estadual liberou, na última terça-feira (17), a consulta ao número da IE, porém as inscrições estarão ativas somente a partir da próxima semana, data em que se tornarão obrigatórias. Adotada na maioria dos estados brasileiros, a medida, prevista no Decreto nº 57.789, foi anunciada na última semana pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Como explica a coordenadora da Sala do Empreendedor, as mudanças têm como intuito desburocratizar processos, melhorar o atendimento e facilitar o acesso dos microempreendedores a novos mercados, visto que os MEIs gaúchos enfrentaram dificuldades com relação a legislação, que não permitia a concessão da Inscrição Estadual.
“É sem dúvidas, algo muito importante e uma grande conquista, visto que algumas atividades ficavam limitadas de serem exercidas, enquanto MEI. Por exemplo, o MEI caminhoneiro, que até agora não era permitido a emissão de notas fiscais(NF-e) e de conhecimento de transportes (CT-e) para prestação de serviço fora do Município. Agora, o MEI caminhoneiro poderá realizar transportes intermunicipais e interestaduais”, destaca Liliane.
Leia também
A mudança não acarretará custos adicionais ou novas obrigações tributárias para os MEIs, pois o pagamento dos impostos continuará o mesmo e a inscrição automática não gerará encargos extras. Além disso, a nova regra simplificará o processo de emissão de documentos fiscais, eliminando a necessidade de ajustes manuais. Além disso, a mudança possibilitará novas oportunidades de negócios para os microempreendedores, facilitando as transações comerciais em marketplaces e a participação em feiras de negócios, ampliando o leque de fornecedores. “A inscrição Estadual para MEIs é um passo muito importante, com certeza ampliará as oportunidades de negócios, fortalecerá a concorrência e consequentemente, aumentará a rentabilidade de toda esta categoria de empreendedores.”
No dia 1º de outubro, a Receita Federal lançará o Portal do MEI, que fornecerá acesso a documentos fiscais e um Domicílio Tributário Eletrônico para avisos e oportunidades de autorregularização. Os MEIs deverão incluir a Inscrição Estadual (IE) nas notas fiscais de venda, com o sistema preenchendo automaticamente essa informação. Além disso, as notas fiscais de compra também devem conter o número da IE. Embora a emissão de notas fiscais permaneça obrigatória, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) terão acesso via login no gov.br, garantindo maior segurança às transações.
Os microempreendedores poderão consultar o número de sua IE no Portal de Atendimento da Receita Estadual, no site https://www.sefaz.rs.gov.br/consultas/contribuinte. Microempreendedores individuais interessados em mais informações e suporte, podem entrar em contato com a Sala do Empreendedor, através de atendimento presencial, no Espaço Venâncio Empreendedor, rua Tiradentes, 1060, ou entrar em contato pelo WhatsApp no número (51) 2183 0243.
Notícias relacionadas
Associação de Bandas de Santa Cruz elege diretoria
A presidência ficou com Marcel Knak, tendo como vice Vanderlei Stoelben
Amanda Kappel é eleita a nova presidente da Caciva
Gestão inicia em janeiro do próximo ano; posse da nova diretoria deve ocorrer ainda em dezembro
Torcida Organizada – Arauto News – 25/11/2024
16º jogo de invencibilidade do Inter no Brasileirão, momento do Grêmio para encarar o Cruzeiro e a reta final de 2024 Participantes: Nícolas da Silva, Luciano Almeida, Bianca Mallmann e Sandro Viana
Banco de Sangue de Venâncio Aires realiza ações em horário especial nesta semana
Objetivo é comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira