Assunto foi abordado na roda de conversa na manhã deste sábado, ponto alto da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Iniciada nesta quarta-feira (21), em Vera Cruz, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência teve como destaque da programação a roda de conversa realizada na manhã deste sábado (24), na Câmara de Vereadores. O tema “Inclusão e protagonismo das pessoas com deficiência” foi conduzido por Vicente Fiorentini, presidente da AFAD, de Porto Alegre, e Gabriel Deliberali Lazzari, bacharel em Educação Física e autodefensor da região sul da Federação Brasileira de Síndrome de Down. Relatos de vera-cruzenses com algum tipo de deficiência enriqueceram a manhã.
Gabriel, que tem Síndrome de Down, contou um pouco da própria trajetória. Aos 27 anos e bacharel em Educação Física, disse que “minha família sempre defendeu que o melhor lugar para a aprendizagem é a escola”. Ele frequentou escolas comuns, superou muitas dificuldades para ir subindo de degrau.
Para ele, ter convivido em escolas regulares foi enriquecedor. A criança que cresce com olhar aberto às diferenças, disse, aprende a não discriminar. Atualmente, Gabriel faz curso de Cinema e Televisão, e estuda italiano. “Nunca é difícil chegar onde quer chegar”, declarou.
Vicente Fiorentini, presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down, a Afad, destacou à plateia a importância de não misturar saúde com deficiência. “Deficiência é uma condição e não uma doença”, frisou. Da mesma forma, salientou da importância da inclusão escolar, da acessibilidade e dos direitos humanos.
Elisa Cerentini, coordenadora da Educação Especial do município e presidente interina do Compede, falou que dar visibilidade às pessoas com deficiência e abrir o olhar da sociedade para esse tema tão importante e que merece cada vez mais espaço.
Notícias relacionadas
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos
História das Famílias – Família Bündchen
A Família Bündchen, originária da Prússia, imigrou para o Brasil em 1854. Heinrich Bündchen fixou-se em Picada Café, RS, onde faleceu em 1893, deixando vasta descendência.
Sorteio da campanha Sua Nota Vale Prêmios será realizado em dezembro
Iniciativa da Prefeitura e da ACI de Mato Leitão vai premiar cinco consumidores
Torcida Organizada – Arauto News – 27/11/2024
Vitória do Botafogo contra o Palmeiras e as chances de título do Inter; momento do Grêmio e projeção do jogo contra o Cruzeiro; Ceisc União Corinthians em São Paulo pelo NBB // Participantes: Nícolas da Silva, Bianca Mallmann, Luciano Almeida, Sandro Viana e Kássia Machado