Investigados são suspeitos de ocultar mais de R$ 100 milhões de organização criminosa alvo da Operação Lamanai
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (24) a “Operação Templo da Máscara II”, para desarticular grupo dedicado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, como a captação de recursos de terceiros não autorizada e à lavagem de dinheiro.
Policiais federais cumprem três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão na cidade de Curitiba, além da execução de ordens judiciais para sequestro de valores e afastamento de sigilo fiscal e bancário dos investigados, expedidos pela 7ª Vara Federal de Porto Alegre.
As investigações tiveram início a partir da análise de informações obtidas no âmbito da Operação Lamanai (2019) e identificaram que, por meio de empresa voltada à educação financeira, os suspeitos captavam recursos de terceiros sob a roupagem de contrato de investimento-anjo, prometendo rendimentos acima daqueles pagos pelo mercado financeiro.
O cumprimento dos mandados judiciais tem como objetivo obstar a continuidade da prática delitiva, identificar o destino dos valores ainda ocultos e permitir a realização de diligências policiais sem a interferência dos investigados, que buscavam orientar testemunhas durante o inquérito policial.
Entenda o caso
Os investigados são suspeitos de realizar operações financeiras irregulares, promover a captação de recursos de terceiros sem autorização legal e remeter valores para empresas constituídas no exterior com o intuito de ocultar a origem ilícita dos recursos que teriam sido obtidos à época das fraudes financeiras identificadas na Operação Lamanai.
O grupo teria ocultado no Brasil e no exterior mais de 100 milhões de reais de recursos desviados pela organização criminosa responsável pelas fraudes financeiras investigadas no âmbito da Operação Lamanai.
O Templo da Máscara é uma referência à maior construção (Templo da Máscara de Jaguar) identificada dentro do sítio arqueológico de Lamanai, situado no norte de Belize.
Notícias relacionadas
![Bombeiros Voluntários de Candelária atendem incêndio em lixão clandestino](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/incendio-lixao-1200x540.jpeg)
Bombeiros Voluntários de Candelária atendem incêndio em lixão clandestino
Três profissionais atuaram no local
![Mais de uma tonelada de maconha é apreendida no Rio Grande do Sul](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/drogas-parobe.jpg)
Mais de uma tonelada de maconha é apreendida no Rio Grande do Sul
Polícia Civil também prendeu dois homens durante a ação
![Motorista envolvido em acidente com cinco feridos na BR-471 é preso por embriaguez](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/br471-acidente--1200x818.jpeg)
Motorista envolvido em acidente com cinco feridos na BR-471 é preso por embriaguez
Três automóveis se envolveram no sinistro; trânsito chegou a ficar bloqueado
![Viatura dos Bombeiros se envolve em acidente no Centro de Santa Cruz](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/q6M2DG3s-acidente-scs.jpeg)
Viatura dos Bombeiros se envolve em acidente no Centro de Santa Cruz
Guarnição se deslocava para atendimento na BR-471 quando colidiu com uma motocicleta