Região

Evento marca podas nas Videiras do Vale

Publicado em: 24 de agosto de 2017 às 09:23 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:32
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Autoridades prestigiaram ato no empreendimento vale-solense. Nova safra pretende atingir 150 toneladas

    Mais uma fase importante para a produção de uva em Vale do Sol foi marcada na tarde desta terça-feira (22). Participaram autoridades da região. A solenidade de início das podas das videiras, em Linha Herval de Baixo, região serrana de Vale do Sol que faz divisa com Herveiras, contou com vários convidados e autoridades no empreendimento Videiras do Vale.

    O proprietário, Valdomiro Persch, fez uma abertura simbólica antes de ser aberta oficialmente a poda. O casal Mauri e Teresinha Scopel, de Flores da Cunha, garante a mão de obra especializada junto das videiras e foram eles que explicaram como realizar a poda, sua importância e manejo, trabalho que executará ao longo de 15 dias nos cinco hectares contendo cerca de oito mil pés de uva cultivados.

    Persch acredita que neste ciclo será possível atingir o ponto de equilíbrio na produção almejada, algo em torno de 15 toneladas de uva. A intenção, daqui para frente, é chegar a 30 toneladas na venda direta na propriedade, no sistema colha e pague, e a comercialização em redes de supermercado da região, concorrendo, inclusive, com o valor de venda praticado na região de Caxias do Sul. Isso porque a qualidade do produto será igual ou até superior, considerando o frete sem precisar passar por câmara fria.

    Dia de Campo

    De Vale do Sol participaram o prefeito Maiquel Silva, o vice-prefeito Normélio Reckers, o padre Nelson Beuren e alunos da Escola Guilherme Fischer, além de autoridades de Herveiras. “Além de valorizar o empreendimento realizado na localidade, é sempre importante acompanharmos os passos da produção e incentivarmos a diversificação. E produtores como seu Valdomiro, que até já sonha com a instalação de uma vinícola, nos orgulham pelo fato de escolherem Vale do Sol para investir na cultura da uva”, destacou o Prefeito, sem deixar de valorizar os produtores da cultura do fumo, “mas com os olhos voltados também para o horizonte, valorizando a diversificação e o investimento”, vislumbrou Maiquel.