Geral

Liga custeia 74 exames de ecografia

Publicado em: 24 de julho de 2017 às 18:28 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:03
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Através das doações, a entidade pôde firmar uma parceria com a Secretaria de Saúde de Vera Cruz

    A Prefeitura de Vera Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou importante parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vera Cruz para a realização de ecografias. Os primeiros exames foram realizados na manhã da última sexta-feira (21), junto ao Hospital Vera Cruz (HVC).

    Atualmente, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o município conta com cerca de 400 pessoas desde 2014 à espera da realização de algum tipo de ecografia. Número esse contabilizado através dos encaminhamentos feitos pelos médicos com base em uma constatação, conforme explica a secretária Municipal de Saúde, Eliana Giehl. Apesar de todos os meses encaminhar uma quota, devido à grande demanda a Secretaria de Saúde até então não conseguiu diminuir o número de pacientes na lista de espera. 

    No entanto, com a parceria junto à Liga, será possível reduzir este número. Através da entidade, foram encaminhados 74 pacientes do SUS para a realização das ecografias. Segundo a presidente da Liga, Marilise Iser, a entidade também busca trabalhar na prevenção. O Município também fará um mutirão para colocar todas as demandas em dia a partir do mês de agosto, adianta Eliana. 

    O CUSTO
    A Liga Feminina de Combate ao Câncer, através das constantes doações, está podendo ajudar o Município, proporcionando a realização das ecografias sem custo aos cofres públicos. A entidade é quem vai arcar com a despesa. Segundo a presidente da Liga, Marilise Iser, cada ecografia custa, em média, R$ 75. Este valor foi acordado com o laboratório que executa o exame junto ao Hospital Vera Cruz.

    COMUNIDADE AGRADECE
    Aos 69 anos, Milton Ohlveiler estava feliz e se sentindo privilegiado por estar entre os pacientes que foram chamados para fazer ecografia. Em agosto do ano passado ele procurou o Posto de Saúde Central para atendimento de rotina e fez a ecografia da próstata. Neste ano voltou para refazer o exame e garantir que sua saúde esteja em dia. “Vejo um tremendo avanço na saúde. Anos atrás não tinha privilégio para marcar consultas de rotina. E o homem por natureza vai pouco ao médico. Mas é importante procurar estar com a saúde em dia”, avalia. Há cerca de seis anos o aposentado, morador do bairro Bom Jesus, consulta e também realiza exames para prevenir doenças. 

    Confira a matéria completa na edição desta terça-feira do Jornal Arauto.