Geral

Desafios diante das mudanças climáticas inspira Café Empresarial

Publicado em: 24 de junho de 2024 às 12:42
compartilhe essa matéria

Especialistas falam sobre como os setores produtivos da região podem se preparar para conviver com a nova realidade do clima no planeta

“Estratégias para adaptação climática na Região dos Vales” é o tema da edição de junho do Café Empresarial. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o tradicional evento de networking traz o olhar de dois especialistas sobre como os setores produtivos da região podem se preparar para conviver com a nova realidade do clima no planeta. Serão painelistas o Doutor e PHD, Markus Brose – professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional/UNISC – e o Doutor Pietro Dolci – professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI). O Café Empresarial ocorre nesta terça-feira (25), às 8h, no auditório 2 da entidade.

Agrônomo, formado pela Universidade de Kassel (Alemanha), com Mestrado em Administração Pública pela Universidade de Londres, Markus Brose é Doutor em Sociologia Política pela Universidade de Osnabrueck (Alemanha). Já Pietro Dolci é administrador de empresas formado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestre e Doutor em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com grande experiência em suas áreas de atuação, os palestrantes vão abordar no encontro os novos desafios e oportunidades para indústria e comércio diante da aceleração das mudanças do marco regulatório e do mercado financeiro para adaptação climática.

A ideia é traçar um panorama das alterações em curso na legislação federal e estadual e suas potenciais implicações, especialmente para empresas do setor secundário. Serão discutidos o reposicionamento de bancos públicos alinhado ao debate internacional, casos de inovação em políticas subnacionais de adaptação, além da cultura de prevenção e o uso de ferramentas inovadoras, colaborativas e ágeis para resolução de problemas complexos em momentos de crise.

Leia também