Ação integra a campanha do Maio Amarelo; saiba mais

Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto
Uma ação realizada, na manhã deste sábado (24), chamou a atenção da comunidade santa-cruzense. Integrando a campanha Maio Amarelo, uma simulação de acidente ocorreu na Rótula do 2001, no entroncamento entre as Ruas Coronel Oscar Jost, Avenida Independência e Ernesto Alves, e despertou a curiosidade de quem passava pelo local.
Com o objetivo de alertar sobre os perigos no trânsito e a necessidade de conscientização, especialmente quanto ao uso de celular, a ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, através da Guarda Municipal e Programa Guarda Costas, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Programa Trânsito Vida e TriAuto Proteção Veicular.
O coordenador de Trânsito da Guarda Municipal de Santa Cruz, Alexandre Peixoto, em entrevista à Arauto News, explicou que a mobilização surgiu a partir de uma visita da empresa TriaAuto, que apresentou a ideia da simulação de um acidente. O projeto envolve todos os aspectos do acidente: veículos colididos, pessoas feridas e todo o atendimento necessário, que envolve Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e outros órgãos e segurança.
“É uma ideia para fazer com que as pessoas reflitam sobre quanto acidente acontece na cidade e a gente poderia evitar, e como evitar. Até, por sinal, o lema do Maio Amarelo é ‘desacelere, o bem maior é a vida’, e as pessoas, pelo que a gente consegue perceber hoje, estão muito aceleradas, estão com muito uso de telefone celular, estão se arriscando muitas vezes por causa de uma bobagem”, refletiu.
De acordo com o profissional, todas as ações desenvolvidas ao longo do mês foram pensada para provocar reflexões e mudanças de comportamento na cidade. “A gente precisa tornar o trânsito um local mais seguro para todos. Quando a pessoa abre mão de cuidar do trânsito, do que está fazendo com o seu veículo, para atender uma mensagem no celular, para ligar para uma pessoa, ela está causando um risco que não tem necessidade. O excesso de velocidade, a ultrapassagem onde não pode, são coisas que causam acidentes, muitas vezes acidentes fatais, que, com certeza, poderiam ser evitados se as pessoas estivessem mais conscientes no local”, reforçou.
Além de ações de conscientização realizadas em pontos de Santa Cruz, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, através da Guarda Municipal, tem participado de palestras e conversas em empresas do município.
Leia também
Notícias relacionadas

Ensino superior terá que se reposicionar, avalia professor após nova regulamentação da educação a distância
Medida impõe que nenhum curso de bacharelado, licenciatura e tecnologia poderá ser 100% EAD

Centro de Bem-Estar Animal de Santa Cruz realiza feira de adoção neste domingo
Espaço enfrenta superlotação, abrigando 300 animais, embora tenha capacidade para apenas 180

Conferência debate avanços e perspectivas das pessoas LGBTQIAPN+ em Santa Cruz
Programação ocorre durante a tarde e ainda terá votação dos delegados que irão representar o município

Hospital Santa Cruz promove Feira de Saúde para celebrar 117 anos de atuação
Comunidade pôde realizar exames preventivos, tirar dúvidas e conhecer mais sobre a casa de saúde