Espaço enfrenta superlotação, abrigando 300 animais, embora tenha capacidade para apenas 180
A Secretaria de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul realiza, neste domingo (25), uma feira de adoção no Centro de Bem-Estar Animal, das 13h30min às 16h30min. A ação ocorre em comemoração ao Dia Nacional da Adoção e tem como objetivo reduzir a superlotação do espaço, que abriga atualmente cerca de 300 animais, embora tenha capacidade para apenas 180.
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a secretária Bruna Molz revelou que o município enfrenta um desafio em relação a quantidade de bichos abandonados. Além dos cães e gatos no centro, outros 50 aguardam alta em clínicas conveniadas, onde permanecem sob custódia da Prefeitura. Todos os animais disponíveis para adoção estão castrados, microchipados, vacinados, testados para leishmaniose e protegidos com coleiras antipulgas.
A titular da pasta explicou que para adotar, é preciso ser maior de 18 anos, ter pátio fechado e assinar um termo de responsabilidade. Os interessados também preenchem um questionário que avalia se estão preparados para receber um animal. O compromisso inclui não repassar o bicho a terceiros, não abandoná-lo e garantir os cuidados necessários.
Além da adoção, a secretária reforçou a importância da castração como medida essencial no controle populacional de animais. Segundo ela, a Administração Municipal oferece castrações gratuitas por meio do programa Castrapet, para famílias em situação de vulnerabilidade e pessoas que adotaram um bicho no município.
O Centro de Bem-Estar Animal fica localizado na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz. Em parceria com a FortBrain, os 10 primeiros adotantes de cães vão ganhar um saco de Mimos Dog e os 10 primeiros adotantes de gatos vão levar para casa um saco de Mimos Cat.
Notícias relacionadas

Sérgio Ávila, artista por trás dos desfiles temáticos, será homenageado como cidadão santa-cruzense
Ele já ultrapassou a marca de 300 carros alegóricos ao longo da carreira

Mulheres trans enfrentam maior exclusão no mercado de trabalho e na sociedade, afirmam ativistas
Expectativa de vida dessas pessoas no Brasil gira em torno dos 28 anos

Brigada Militar de Vera Cruz surpreende menino e participa de festa de aniversário
Festividade foi realizada neste sábado, na casa da família

Ensino superior terá que se reposicionar, avalia professor após nova regulamentação da educação a distância
Medida impõe que nenhum curso de bacharelado, licenciatura e tecnologia poderá ser 100% EAD