Alta foi de 6,36% em relação ao mesmo mês de 2016
As vendas do comércio varejista gaúcho voltaram a registrar, pelo terceiro mês consecutivo, crescimento. A avaliação inclui os segmentos de veículos e material de construção. A alta foi de 6,36% na comparação com igual período de 2016, uma expansão acima do esperado que pode ser explicada por fatores como o uso de dinheiro novo no mercado, graças aos saques das contas inativas do FGTS, que começaram justamente em março.
"Esperávamos por uma reação nas vendas, mas não com tamanha intensidade. Para o varejo, é um aspecto positivo No caso das vendas restritas, o indicador ficou em patamar semelhante ao registrado em março de 2016. Isto mostra a forte influência da venda de veículos e material de construção no resultado consolidado do comércio varejista gaúcho", afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
As altas mais expressivas nas vendas foram registradas nos ramos de artigos do vestuário e calçados, com +18,08% na comparação com março de 2016; móveis e eletrodomésticos (+ 15,35%); veículos, com + 14,6% e material de construção, com + 8,8%. Pelo lado oposto, as quedas de vendas ficaram concentradas nos supermercados (- 10,48%) e farmácias (-3,71%).
Na avaliação da FCDL-RS, mesmo com o resultado das vendas de março, o consumo gaúcho se encontra em um patamar de consumo 9,40% inferior ao que existia há meia década. Este é um indicador preocupante, que revela a gravidade da crise econômica imposta pelas políticas públicas equivocadas.
Para a entidade que representa o comércio gaúcho, a expectativa dos próximos meses é de continuidade da melhoria das vendas. Porém, o caminho da efetiva recuperação é longo e tem a necessidade de ser consistente a partir de medidas efetivas de redução do peso do Estado sobre a economia, de forma a gerar mais excedentes para a produção e o consumo privado.
Notícias relacionadas
Saiba quem terá prazo prorrogado para fazer a Carteira Nacional de Habilitação
Mudança contempla somente candidatos com 20h de aulas práticas e conclusão do processo prevista para 31 de dezembro de 2024
Sem gotinha, entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio
Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável
Loja comercial no Centro de Santa Cruz está disponível em leilão do Governo do Estado
O certame ocorre nesta quarta-feira, às 10h
Divulgada lista de inscritos e de classificação para o Banco de Cadastro Temporário da Rede Estadual
Candidatos têm até o dia 8 de janeiro para interpor recursos por meio do site da Secretaria da Educação