Após visita à cooperativa de Boqueirão do Leão, produtor mostrou interesse e vai buscar licença
Um sonho antigo da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec) pode estar saindo do papel nos próximos meses. A luta para a instalação de um entreposto de ovos ganhou força nesta semana, quando uma comitiva do município foi a Boqueirão do Leão conhecer o processo realizado por lá. Um produtor vera-cruzense acompanhou os técnicos e está interessado em construir o entreposto em sua propriedade, em Linha Henrique D’Ávila. Vergon Porcher dá encaminhamento agora aos trâmites burocráticos para, em um primeiro momento, conseguir a autorização para a venda de ovos legalizados dentro de Vera Cruz. Hoje, nenhum produtor está legalizado para a comercialização deste produto no município.
Durante a visita a Boqueirão do Leão, a comitiva conheceu o entreposto de ovos, que compõe uma sala de ovoscopia, onde se faz o recebimento, classificação, acondicionamento, identificação e distribuição de ovos “in natura” oriundo de vários criadores de aves de postura. O principal interesse foi ver a necessidade de disponibilizar ovos legalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) dos associados da Coopervec para feiras, mercado consumidor e merenda escolar, através dos programas institucionais, como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.
Hoje, por exemplo, somente na merenda escolar são consumidas 2.060 dúzias de ovos por ano. Tudo vem de municípios vizinhos, devido a Vera Cruz não contar com entreposto de ovos. Quando a estrutura na propriedade de Vergon Porcher estiver concluída e operando, não só ele como os demais associados da Coopervec poderão identificar defeitos na casca, observar as características internas do ovo e descartar os impróprios para o consumo. E, desta forma, vender ovos legalizados.
A matéria na íntegra você acompanha na edição impressa do Jornal Arauto desta quinta-feira.
Notícias relacionadas

Venâncio Aires conta com Rede Sander de postos de combustíveis
Empreendimento fica na esquina das Ruas Voluntários da Pátria e 1º de Março

Santa Cruz deve reduzir para 5% o uso de postes de madeira até 2026
Informação foi revelada pelo consultor de negócios da RGE, Eduardo Döring

Mais duas tipuanas da Rua Marechal Floriano serão removidas em Santa Cruz
Árvores localizadas em frente ao Colégio Marista São Luís apresentam risco à segurança de pedestres e motoristas

Feira de Artesanato alusiva ao Dia das Mães leva grande público à Praça da Bandeira
Evento foi promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa na Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho