Dados de Santa Cruz, Vera Cruz e Rio Pardo revelam bons índices de infraestrutura urbana, mas mobilidade sustentável segue em segundo plano
A grande maioria da população de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Rio Pardo e Venâncio Aires reside em ruas pavimentadas, com iluminação pública e arborização no entorno. No entanto, a presença de vias sinalizadas para bicicletas ainda é um desafio para a infraestrutura urbana desses municípios do Vale do Rio Pardo, segundo dados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, do Censo 2022.
Em Santa Cruz, 89,58% da população mora em ruas com ao menos uma árvore, 89,87% em vias pavimentadas e impressionantes 99,45% têm acesso à iluminação pública. Apesar disso, apenas 2,94% vivem em ruas com algum tipo de sinalização para bicicletas. Em Vera Cruz, o índice de arborização é ainda maior, alcançando 91,74%, mas o percentual de moradores em vias pavimentadas cai para 84,34%. A presença de infraestrutura cicloviária é de apenas 0,72%, e 98,81% dos moradores contam com iluminação pública.
Em Rio Pardo, 79,49% da população vive em ruas arborizadas, 79,77% em ruas pavimentadas e 99,48% com iluminação pública. A presença de vias com sinalização para bicicletas é igual à de Santa Cruz, com 2,94%. Já em Venâncio Aires, 87,45% dos moradores residem em ruas com árvores, 82,2% em ruas pavimentadas e 99,32% contam com iluminação. No entanto, só 0,57% moram em vias que oferecem algum tipo de sinalização voltada aos ciclistas.
O levantamento, realizado por agentes censitários, mostra que, em todo o país, apenas 1,9% da população vive em ruas com sinalização adequada para bicicletas — o equivalente a 3,3 milhões de pessoas. Foram consideradas soluções como ciclovias, ciclofaixas, placas e sinalização no asfalto.
Notícias relacionadas

Sicredi Vale do Rio Pardo finaliza ciclo de assembleias com a realização da AGO
Processo democrático e transparente do modelo cooperativista acontece nesta sexta-feira (25), na sede administrativa em Santa Cruz do Sul

Reflexos da alma
Tempos atrás, em uma pequena vila distante, havia um lugar conhecido como a Casa dos Mil Espelhos. Um dia, um cãozinho alegre decidiu visitar. Subiu as escadas saltitando, com as orelhinhas em pé e o rabo abanando feito festa. Ao…

Arroio Sampaio, em Mato Leitão, recebe ações do programa Desassorear RS
Cascalhos que forem retirados serão usados nas estradas do município

Passagem de meteoro superbólido ilumina o céu na região; veja vídeo
Superbólido com magnitude superior a -17 foi visto em várias cidades gaúchas