Superbólido com magnitude superior a -17 foi visto em várias cidades gaúchas
Um meteoro do tipo superbólido cruzou o céu do Rio Grande do Sul na noite desta quarta-feira (23) e chamou a atenção de moradores de diversas cidades do Vale do Rio Pardo, como Santa Cruz do Sul. O fenômeno, que durou cerca de oito segundos, foi registrado pelo Observatório Heller & Jung, em Taquara, às 19h01min. De magnitude igual ou superior a -17, os superbólidos se destacam por sua luminosidade intensa e rápida explosão, muitas vezes deixando um rastro brilhante no céu.
Embora sua origem ainda seja um mistério, especialistas acreditam que fragmentos do meteoro possam ter atingido o solo em algum ponto do Estado — o que, até o momento, não foi confirmado. Fenômenos semelhantes já haviam sido registrados em 2020 e 2022, mas em menor escala. A classificação dos meteoros depende da intensidade do brilho: enquanto as chamadas bolas de fogo são brilhantes, os bólidos, como o observado nesta quarta, têm brilho ainda mais intenso, podendo ser vistos a grandes distâncias.
Notícias relacionadas

Prefeitura repassa R$ 743 mil em aporte extra para o Hospital São Sebastião Mártir
Recurso vai auxiliar no déficit financeiro que a instituição enfrenta

Governo destina R$ 15,5 milhões para escolas do Vale do Taquari desde 2023
Investimentos ganharam força após as enchentes, recuperando instituições e permitindo o rápido retorno às aulas

Sicredi Vale do Rio Pardo finaliza ciclo de assembleias com a realização da AGO
Processo democrático e transparente do modelo cooperativista acontece nesta sexta-feira (25), na sede administrativa em Santa Cruz do Sul

Reflexos da alma
Tempos atrás, em uma pequena vila distante, havia um lugar conhecido como a Casa dos Mil Espelhos. Um dia, um cãozinho alegre decidiu visitar. Subiu as escadas saltitando, com as orelhinhas em pé e o rabo abanando feito festa. Ao…