O evento ocorre de 1º a 4 e de 7 a 11 de maio, no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires
Nesta quinta-feira, 24 de abril – data em que se comemora o Dia do Churrasco e do Chimarrão – foi realizado o lançamento da 17ª Fenachim para a Região Metropolitana. O evento foi realizado no tradicional 35 CTG, em Porto Alegre, e reuniu uma comitiva da festa formada por integrantes da comissão organizadora, autoridades municipais e estaduais, imprensa, patrocinadores, lideranças comunitárias, representantes da cultura regional e as soberanas da festa, rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila.
O clima não poderia ser mais propício: em um espaço repleto de símbolos da cultura gaúcha, o público pode conferir apresentações de danças tradicionalistas com o elenco juvenil do CTG Erva Mate, poesia com declamador, a Escola do Chimarrão presente com modelos do símbolo maior da festa, e artesãos de Venâncio Aires. Além disso, foi servido um almoço, com churrasco, valorizando as raízes culturais do Rio Grande do Sul.
A rainha Marina Severo Jantsch destacou em sua fala a alegria de poder unir as potencialidades. “Muito nos emociona esse momento tão simbólico em que faltam exatamente uma semana para iniciar a nossa festa. A Fenachim é a união de todas as potencialidades. É trazer a Capital do Chimarrão para a Capital Gaúcha. Por isso, convidamos a todos para prestigiar a Fenachim”, salientou.
Os organizadores reforçaram o compromisso com a valorização da cultura local, o fomento ao turismo e o fortalecimento da economia por meio da Fenachim. O presidente da festa, Vilmar de Oliveira realizou o convite para a Festa com Sabor do Rio Grande. “Da forma gentil e carinhosa o 35 CTG recebe a comitiva da Fenachim. Deixo o convite para todos conhecerem Venâncio Aires e visitarem a festa. Estaremos lá recebendo a todos com um gostoso chimarrão”, destacou.
O lançamento da Fenachim mostrou que a festa neste ano promete ser inesquecível. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, lembrou do cancelamento da festa em 2024, e destacou a realização neste ano. “A superação do povo gaúcho, a superação do povo venâncio-airense, e a superação da Fenachim. Neste ano teremos mais expositores, mais atrações artísticas, e terá o maior evento esportivo. É a maior Festa Nacional do Chimarrão da história dos 39 anos, e não desmerecendo o passado, mas é a Fenachim da superação”, enfatizou.
Notícias relacionadas

“Terá gostinho de superação”, afirma Rainha sobre Expocande 2025
Festividade inicia no dia 30 de abril; edição também marca os 100 anos de emancipação de Candelária

Mostra reúne mais de 50 artistas em galeria temporária no Quiosque da Praça
Mercado de Arte acontece de 25 de abril a 10 de maio e é aberto ao público

Após dez anos, moradores de Mato Leitão concluem projeto e visitam todos os municípios do Rio Grande do Sul
Carlos Ruschel e Diana Alves exploraram os municípios gaúchos juntamente com o filho Augusto

Programação da 15ª Feira da Produção terá show nacional
Evento de lançamento ocorre na segunda-feira (28), na Comunidade Católica Santa Teresa, para convidados